quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

20 de janeiro é tradição.


Sabá e Bastião, os santos do mês.

Umbandistas em oferendas ao encantado Rei Sabá.
Foto Arquivo: Paulinho Pinheiro
Janeiro é mês santo em São João de Pirabas. Sabá e bastião abrem o calendário de eventos culturais no município, congregando adeptos das diferentes crenças que deram origem a sociedade amazônida.

Considerado o protetor dos seres encantados, Dom Sebastião, “o desejado” herdeiro do trono português assume a forma de uma Pedra, situada na ilha da Fortaleza, sendo cultuado por religiosos de matriz afro. Ao mesmo tempo em que a comunidade católica cultuar  o seu mártir, São Sebastião, soldado romano cristão  condenado a morte pelo imperador Diocleciano em 286 d.C.
           
Esse sincretismo religioso, ainda não percebido pela grande maioria da população nativa, todos os anos leva milhares de pessoas à ilha da Fortaleza para prestigiar a festa do rei Sabá. Apesar da forte chuva nas primeiras horas da manhã, várias embarcações faziam a travessia de visitantes e populares que se aglomeravam nos principais portos da orla da cidade. Segundo informações da polícia militar e corpo de bombeiros, mais de 3 mil pessoas participaram dos festejos.

O mártir

Paralelamente às comemorações na ilha da Fortaleza, outras festividades aconteceram na zona rural em louvor a São Sebastião, festejado no distrito de Japerica, Patauá e Caetezinho.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.