quinta-feira, 14 de agosto de 2014

TURISMO. Setur estuda potencial turístico de Pirabas

Inventário apontará o que precisa melhorar na oferta turística do município. 





Aspectos naturais tiveram pontos positivos na avaliação dos
pesquisadores. (Complexo Místico da Pedra do Rei Sabá)
 
Potencial para o turismo o município tem de sobra, e não é de hoje que esse potencial é reconhecido. Além das praias, que representam o carro chefe desse potencial, as tradições impregnadas no cotidiano dos nativos são um convite à parte para um mergulho nesse universo folclórico muito peculiar do povo pirabense.

Após recepção calorosa e um delicioso "avoado" de bandeirado
e pratiqueira, os entrevistadores Viviane e Lucas num 'cadim' de
prosa com proprietário do rancho, o pescador Abraão.
 
Essa foi a impressão da turismóloga Viviane Goulart, integrante da equipe da ACTIO Turismo, empresa responsável pela pesquisa de campo que será entregue à secretaria de estado de turismo, para que se tenha um diagnóstico mais preciso dos municípios paraenses que se apresentam como novos roteiros turísticos a serem explorados no estado.
 
Secretária Magda e equipe da Semtur acompanharam pesquisadores.
(Praia do Areião)
 
A equipe coordenada pela também turismóloga Karol Pontes, durante os quatros dias em que esteve no município percorreu vários locais como comércio, feiras, órgãos públicos e praias; com roteiro que incluiu até a visita aos mestres de cultura e sabedoria popular, na tentativa de registrar o máximo de informações possíveis que farão parte do inventário turístico. “Com esse inventário será realizado um relatório de oportunidade de negócios que vai orientar tanto a iniciativa privada quanto o poder público a propor novas ações para o turismo em Pirabas”. Frisou a coordenadora da pesquisa.

Nessa rápida passagem, a equipe pôde conhecer as belezas naturais que predominam na paisagem do município. A casa de veraneio do clube ecológico da Amazônia, a pedra mística do Rei Sabá e a praia do Areião, na ilha da Fortaleza, e as praias da Crôa Nova e Pilões foram alguns dos locais visitados.

Paulo Pinheiro com Lucas, Karol e Viviane na Pousada Sol & Mar
 
O inventário faz parte das ações da secretaria de estado de turismo, e tornou-se a principal demanda apresentada ao órgão pela Semtur, desde a gestão de Henrique Campos, quando secretário de municipal de turismo.

Para Magda Silva, atual secretária, o inventário vai auxiliar num melhor planejamento das ações da gestão municipal, no que lhe couber, para atender as demandas do segmento turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.