quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

EDUCAÇÃO, RELIGIOSIDADE & CULTURA. Alunos da escola Guajarina Menezes iniciam ensaios para a semana santa.


Cena da "via crucis".  Foto/Arquivo: Paulinho Pinheiro

Visando as comemorações da semana santa, alunos da escola Guajarina Menezes Silva iniciaram os ensaios para a tradicional dramatização que relembra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de sua crucificação no monte calvário.
 
A narrativa bíblica extraída dos evangelhos, encenada em todo mundo cristão ganhou destaque entre as atividades culturais da escola. Contando com um plantel de 200 atores e figurantes envolvendo alunos e professores da escola, a encenação da “via crucis”, no decorrer dos últimos três anos vem consolidando-se como um dos eventos mais importantes nesse período das celebrações alusivas à páscoa, no município.

Por enquanto, segundo o professor de artes Armando Gomes, alguns alunos já estão sendo observados e orientados quanto à postura, dicção, performance entre outros aspectos necessários ao bom desempenho na interpretação dos papéis das personagens. Na próxima semana serão divulgados os nomes dos alunos/atores responsáveis em dar vida às personagens de Maria (mãe de Jesus), Maria Madalena, Verônica, Tiago e Jesus Cristo - personagem principal, o qual o diretor preferiu não revelar muitos detalhes.

Na encenação os docentes também participam, como é o caso do professor Rogério, que interpretará o cônsul Pôncio Pilatos. Para o papel do sumo sacerdote Caifaz, o professor Alexandre e o aluno Cássio estão sendo os mais cogitados. 

A encenação da “via dolorosa” como também é conhecida, será apresentada ao público no dia primeiro de abril, às 17h00. Os momentos marcantes da narrativa serão representados ao longo de todo o percurso, que sairá de frente da escola Guajarina até a praça da igreja Matriz, onde o enredo chega ao seu clímax com a ascensão de Jesus ao céu.

A peça teatral tem como diretores os professores Armando Gomes, Paulo Emílio e Anadilson Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.