quarta-feira, 12 de agosto de 2015

MEIO AMBIENTE. Instituto Remar ganha apoio para criação de unidade de conservação.



Canavial. Área poderá ser transformada em parque.

Tramitando há pouco mais de um ano no conselho de defesa do meio ambiente – CONDEMA, a proposta apresentada pelo Instituto Remar em transformar a área de nascente do rio Canavial, no bairro da Piracema, em unidade de conservação, ganhou um importante apoio dos conselheiros que participaram da reunião do colegiado na manhã de terça-feira, 11, ocorrida na sede da prefeitura municipal.

Local já perdeu grande parte de sua vegetação original  
A área em questão abriga um dos poucos mananciais ainda existentes no perímetro urbano, possuindo resquícios de vegetação nativa que mantém a nascente. Porém, com a expansão da cidade e a consequente ocupação desordenada do local, a área vem sofrendo graves danos ambientais e tende a desaparecer da paisagem. 

Foi pensando na conservação desse patrimônio natural que o Instituto Remar protocolou junto à secretaria municipal de meio ambiente - SEMMA um pedido de estudo de viabilidade para a criação de uma unidade de conservação. Após o parecer prévio favorável à criação da unidade de conservação, por reunir as características mínimas exigidas no sistema municipal de unidades de conservação (SMUC), a proposta foi apreciada e aprovada pelo COMDEMA.

Na reunião de terça, 11, a presidente da ONG, professora Carmem Ceres Araújo pôs novamente a proposta da criação do parque em pauta, enfatizando que enquanto a proposta está sendo discutida no âmbito administrativo, a área continua a sofrer com a degradação.

Ao tomar conhecimento mais detalhadamente da proposta, o titular da SEMMA, Fabiano Nascimento comprometeu-se a dar maior celeridade ao processo, e assim que os demais estudos de viabilidade estiverem prontos, e as eventualidades resultantes do processo de criação da UC sanadas, encaminhará o projeto para a câmara de vereadores. Presente na reunião, o vereador Tadeu Rosa colocou o mandato à disposição para articular a aprovação no legislativo e posterior sanção do executivo. A proposta também recebeu apoio do secretário de agricultura Celso Guimarães, que já prevê uma possível parceria para recuperação da área a partir da plantação de espécies nativas produzidas no viveiro de mudas da SEMAG.

“Está mais do que na hora de deixarmos nossos discursos e partirmos para uma ação mais prática em defesa do meio ambiente; pois a criação de um parque urbano seria um legado às futuras gerações pirabenses, num esforço conjunto da sociedade civil e poder público” – comentou Carmem Ceres, gestora da ONG.

 A proposta de criação do parque aguarda a conclusão do relatório que está sendo elaborado pelos técnicos da SEMMA.      
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.