quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MEIO AMBIENTE. Goeldi realiza estudos para ampliação da chocoaré-Mato Grosso



Comunidades de Pirabas podem ser integradas à reserva extrativista.


Porto da vila de Bom Intento, às margens do rio Maracanã.
Pesquisadores do Museu Emílio Goeldi estiveram no final de semana em trabalho de campo visitando as comunidades de Bom Intento, Jararaca, trevo e Água Boa. A ação faz parte do processo de ampliação da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato-Grosso, área limítrofe aos municípios de São João de Pirabas, Santarém Novo, Maracanã e Salinópolis.

Os pesquisadores estão a serviço do instituto Chico Mendes de biodiversidade – ICMbio, com o objetivo de realizar os estudos de viabilidade, etapa necessária ao projeto de ampliação da reserva, iniciado no ano de 2007. Dentre as ações os profissionais envolvidos na pesquisa realizaram palestras, entrevistas e aplicação das metodologias para o diagnóstico socioeconômico junto à comunidade e o mapeamento de rios e igarapés.

Rodriguez, (esq) gestor da Resex Chacoaré Mato Grosso
Em entrevista ao programa de rádio “Café com Notícias”, o gestor da RESEX Chocoaré-Mato-Grosso, Maximiliano Rodriguez, explicou a ação. “A ideia é identificar como essas pessoas vivem e qual a relação delas com as áreas propostas a serem ampliadas; de que forma elas usam os recursos naturais...”- salientou o gestor.


ENTENDA O CASO 

A ampliação é aguardada pelos moradores dessas comunidades, que utilizam-se do rio e do mangue para as atividades de pesca e extração do caranguejo como os principais meios de sustento de suas famílias. Como as comunidades de Jararaca, Trevo, Água Boa e Bom Intento não fazem parte da Resex, estas não teriam o direito legal de explorarem os recursos naturais da reserva, o que gerou um clima de insatisfação e animosidade entre as comunidades.

Se aprovada a ampliação da reserva, além do usufruto dos recursos naturais e das políticas governamentais, as comunidades que pleiteiam a inclusão terão que cumprir as exigências previstas pela legislação concernentes à preservação do meio ambiente.

NOVA UNIDADE

Além do projeto de ampliação da RESEX Chocoaré-Mato-Grosso, com sede em Pedrinhas, no município de Santarém Novo, Rodriguez informou ainda que em breve a equipe retornará ao município para iniciar as pesquisas de viabilidade para a criação de uma unidade de conservação em território Pirabense, em resposta a demanda das próprias comunidades, ambientalistas, entidades e poder público, que poderá vir a ser criada na área do Campo do Sal e adjacências.

A intensão segundo o gestor é criar uma linha continua de proteção aos manguezais no nordeste paraense, permitindo o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais.


Fotos: P@ulinho Pinheiro/Arquivo
           Aline Cristina/SEMMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.