segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Círio 2015. Louvores à Rainha da Amazônia nas ruas de Pirabas





Fiéis católicos saíram às ruas de São João de Pirabas para celebrar, na manhã de domingo, a 73ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Após a trasladação da imagem para a igreja de São Pedro, ocorrida na noite de sábado, os romeiros acompanharam a berlinda nos 2,7 km de percurso até a igreja Matriz. Crianças vestidas de anjos no bote de São João Batista, a sacrificante disputa por um espaço à corda ou nas mais diversas manifestações individuais de romeiros levando objetos, expressavam a gratidão do povo pirabense pelas graças alcançadas e a devoção à rainha da Amazônia.

Berlinda, uma das atrações do Círio de Nazaré em Pirabas
Por conta da intensidade do calor amazônico e a grande presença de crianças e idosos, a saída da berlinda da igreja de São Pedro foi antecipada, e o tempo das homenagens nas paradas foram reduzidos, acelerando a chegada da procissão à igreja matriz, que aconteceu por volta das 10h40, com a duração de 3h25. Durante a chegada à igreja matriz a imagem da Virgem de Nazaré foi ovacionada pelos fiéis, que emocionados, despediram-se da padroeira dos paraenses.

Milhares de pessoas foram às ruas na procissão do Círio
Na santa missa de encerramento do Círio, em sua pregação Dom Carlos Verzelleti, bispo da diocese de Castanhal, despediu o povo conclamando que a igreja de Jesus - “seja uma igreja missionária”.

Aproximadamente 8 mil pessoas participaram da romaria com caravanas de várias cidades do nordeste paraense e região metropolitana.


História

Devota-se a Nossa Senhora de Nazaré o milagre da intervenção em um conflito protagonizado por Pescadores que se rebelaram contra as arbitrariedades cometidas pelo presidente da Colonia de Pescadores, no inicio da decada de 40.  

Fotos: Rovilson Sousa
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.