segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR. CMDCA Divulga o resultado final. Conheça os eleitos




Mesmo não sendo uma eleição de caráter obrigatório, a sociedade pirabense compareceu em ótimo número para escolher a nova composição do Conselho Tutelar. 

A grande movimentação nos horários de “pico” surpreendeu até mesmo a coordenação do pleito, que diante da solicitação dos eleitores, teve que providenciar, em acordo com a promotoria pública, uma segunda secção na escola Guajarina Menezes Silva para atender a contento os eleitores que compareceram ao local de votação.

Manoele Rocha, a mais votada em 2015
Durante o processo mais duas situações rapidamente foram resolvidas. No período matutino foi identificado que alguns eleitores ainda não tinham seus nomes na lista do livrão disponibilizado pelo TRE, por conta de não ter havido tempo hábil para informar ao cartório da 63ª zona eleitoral a inscrição dos eleitores recentemente cadastrados no sistema biométrico. A outra situação foi a criação de uma nova secção, que também ainda não constava no banco de informações do cartório, uma vez que o município ainda está em fase de recadastramento dos seu eleitores. Todas essas informações foram checadas cuidadosamente pela promotora Sabrina Dabes Sanches de Amorim, que após ouvir o cartório, solicitou que os eleitores votassem em separado e o fato fosse registrado em ata.

Por volta da 15h00 observava-se nas filas um grande contingente, sendo que às 17h00, horário de encerramento da votação, muitos eleitores ainda aguardavam nas filas a oportunidade de votar no candidato preferido. Todos os eleitores que se encontravam nas filas foram atendidos, com a urna da segunda secção (que atendeu eleitores do Francisco Nunes e Dircélia Koury) sendo lacrada às 18h45. Nas 13 secções da zona rural a votação transcorreu tranquilamente.

Com a notícia do encerramento da votação dezenas de pessoas foram para a frente do prédio da prefeitura municipal, onde foi realizada a apuração e sistematização dos votos com a presença da presidente do CMDCA Anaíde Maia, da promotora pública Sabrina Sanches, candidatos e fiscais, imprensa e coordenação do pleito. 

A contagem teve inicio as 19h30 e o resultado oficial divulgado às 01h00.

Antes de se retirar da sala da apuração a promotora Sabrina Sanches, elogiou o trabalho do CMDCA, incentivou a atuação dos conselheiros eleitos e disse que o Ministério Público será um parceiro. “O adolescente é o ser mais desafiador, é uma pessoa em desenvolvimento, conflitos e mudanças. Tenho a certeza que vocês vão gostar dessa função, vão se apaixonar; e que vocês terão no MP um parceiro, com quem vocês poderão contar... ”. Disse a promotora pública de São João de Pirabas que antecipou a realização de oficinas e cursos para a melhor formação dos candidatos eleitos para o mandato de 2016/2020. 

Ao conceder entrevista no período da tarde, a presidente do CMDCA, Anaíde Maia, se mostrou surpresa com a presença dos eleitores. “Superou as nossas expectativas já que o voto não é obrigatório, mas mesmo assim, durante o dia todo, observamos uma movimentação muito intensa, aqui na cidade principalmente”. Comentou a gestora.

Eleita com a maior votação, a candidata Manoele Rocha, agora se prepara para a nova rotina que vai conciliar com os estudos e as atividades da igreja a qual frequenta. “Sei que a responsabilidade é imensa diante da função para qual fui eleita, mas há tempo para tudo, e vou fazer o melhor que puder para honrar a confiança daqueles que optaram por mim”. Disse a conselheira eleita. 

Os cinco novos integrantes do Conselho Tutelar aguardam a cerimonia de posse que será realizada pelo CMDCA. 

Confira os números:

Colocação
Canditato
Votos
Manoele do Socorro da Conceição Rocha
426
Solange da Fonseca Maia
307
Rosangela Damasceno Costa
281
Elimara de Souza
203
Lucimar Dias de Sousa
199
Genilson Sousa da Fonseca
198
Ivana MonteiroVilhena
145
João Renato Damasceno da Fonseca
118
Josiane Cristina de Jesus Rodrigues
104
10º
Taticiane Sena de Oliveira
25

Ao final da apuração constatou-se que 2006 eleitores foram às urnas no ultimo domingo escolher seus candidatos na primeira eleição unificada para o conselho tutelar.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.