quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pirabas vai celebrar o 73º Círio de Nazaré.




Novo manto foi apresentado aos fiéis
Fiéis lotaram a igreja matriz, na noite de quarta-feira (21) para prestigiar a missa de apresentação do manto de nossa senhora de Nazaré para o Círio deste ano, a ser celebrado no próximo domingo (25).

Há alguns dias em peregrinação pelos bairros da cidade, a imagem da virgem de Nazaré recebeu o novo manto que a cobrirá durante a trasladação na noite de sábado, e na procissão do círio, na manhã de domingo. Mas antes desses dois momentos, a imagem peregrina será levada em romaria rodoviária até a vila de Boa Esperança, com saída prevista para as 16h00 nesta quinta-feira (22), de frente a igreja Matriz, num percurso de 35 km.

No sábado (24) pela manhã, será a vez da romaria fluvial saindo do porto da comunidade pesqueira do Ilário, marcando assim o regresso da imagem à sede do município. Durante o percurso várias embarcações bem ornamentadas acompanharão e prestarão suas homenagens à rainha da Amazônia nas águas da baia de Pirabas até o trapiche do Beiradão, orla leste da cidade, onde será recebida por autoridades políticas, eclesiásticas e de setores ligados à pesca. Na sequência, moto taxistas também renderão suas homenagens, numa moto romaria que passará por vários bairros da cidade.

Este ano o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em São João de Pirabas completa 73 anos. E entre os elementos mais emblemáticos da manifestação nazarena, está a berlinda. Única nos círios do interior paraense, tem o formato de uma embarcação, contextualizando com as características da cidade praiana. Foi feita a partir de um flutuador de catalina encontrado em uma praia local e adaptado para receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas procissões, tendo sido introduzida na terceira edição do evento.

Apesar da data mais uma vez ter coincidido com a realização do exame nacional do ensino médio – ENEM, espera-se um público de aproximadamente de 10 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.