sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Negociação põe fim em protesto e via é desbloqueada


Em clima tenso, prefeito e lideranças chegaram ao acordo.

Manifestantes só liberaram pista com chegada de carro-pipa.
Após negociar com os líderes do protesto que bloqueou a PA 440, ocorrido em frente ao posto da guarda municipal desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira (24), o prefeito Tonhão se comprometeu em atender as reivindicações dos moradores dos residenciais do PMCMV, situados no bairro da Piracema.
A negociação foi tensa, e a primeira exigência dos manifestantes era resolver a situação do fornecimento imediato de água para as famílias dos residenciais, só assim a pista seria liberada para o tráfego. Com apoio de um veículo do Corpo de Bombeiros e de um carro pipa de uma empresa de construção a reivindicação foi atendida. Por volta das 16h30 a pista foi desbloqueada pondo fim ao protesto.
Prefeito e lideranças discutiram proposta para a falta d'água.  
Ainda na pauta de reivindicações, os moradores exigiram que a prefeitura construa a curto prazo um sistema de captação de água para abastecer os dois residências e o bairro da Piracema como o todo. Depois de ouvir os técnicos do SAAE sobre as ações que estão sendo executadas no bairro, o prefeito juntamente com a equipe formada para mediar o conflito, optou pela pesquisa de uma área para a prospecção do lençol freático com vasão suficiente para atender as necessidades das famílias, o que foi aceito pelos moradores. Segundo Edmilson Silva, um dos líderes do movimento, também foi inserido no acordo assinado e reconhecido em cartório, o fornecimento permanente de água às famílias enquanto o sistema não for construído.
Depois que o protesto foi encerrado, o prefeito e comitiva visitaram os residenciais e acompanharam a distribuição de água às famílias.
Agressão
O momento mais tenso do protesto aconteceu quando o motorista de pré- nome Fabiano, tentou agredir o comerciante Fernando com um soco. Fernando que dava apoio aos manifestantes com um carro som proferia críticas ao governo de Tonhão. Por pouco o agressor não foi linchado pelos manifestantes, sendo necessária a intervenção da GM e da Policia Militar.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.