sábado, 1 de setembro de 2012

Casa Popular. PNHR iniciará construção das primeiras unidades

Lançado há quase um ano em São João de Pirabas, o Plano Nacional de Habitação Rural, modalidade que faz parte do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, dentro de alguns dias dará inicio a construção das primeiras unidades domiciliares no município. As 417 casas do PNHR que serão construídas com recursos do Ministério das Cidades, tem como objetivo, atender as famílias que residem na zona rural, especialmente aquelas que sobrevivem comprovadamente da agricultura, do extrativismo e da pesca.  
Em meados do mês de outubro passado, todos os beneficiários do programa fizeram uma pré-inscrição para avaliação do perfil sócioeconômico, regularização de pendências junto aos órgãos federais, cadastramento no sistema de informações sociais do ministério do desenvolvimento social e a expedição do documento de aptidão ao pronaf - DAP, emitido pela Emater. Após o cumprimento das exigências, os moradores assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal, agente responsável pela operação do empreendimento.
A vila de Nazaré foi a primeira localidade do estado do Pará a assinar o contrato com a CEF para a construção das unidades domiciliares no novo modelo proposto pelo Plano Nacional de Habitação Rural. Ao todo, 12 vilas serão contempladas: Nazaré, Japerica, Jararaca, Caetezinho, Bom Intento/Trevo, Timbiras/Km 40, Santa Luzia, Parada Mirití /Vila Nova II e Patauá. 
A casa terá uma área total de 42m², com 2 quartos, sala, cozinha (americana) banheiro e área de serviço. O valor da unidade está orçado em R$ 25 mil, cabendo ao beneficiário apenas o pagamento de 4 parcelas/ano no valor de R$ 250,00.
O PNHR só foi possível, graças a parceria da Associação de Moradores de São João de Pirabas com a Confederação Nacional das Associações de Moradores - CONAM, entidade a qual está filiada. Coube a prefeitura municipal entrar com a infraestrutura básica de abastecimento de água, abertura de ruas e titulação dos terrenos. 
A empresa responsável pela execução das obras já iniciou a distribuição dos materiais nas localidades onde os moradores já assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal; Nazaré e Jararaca, respectivamente.
Jorge Leal, um dos diretores da CONAM falou dos avanços que o Brasil teve na política de habitação de interesse social nos últimos anos. "Vivemos um momento histórico. Pela primeira vez o governo brasileiro dá um passo significativo para reduzir o déficit habitacional do país. E para que a polítca de habitação chegue aos mais carentes, é necessário que as associações e as demais formas de organização da sociedade se apropriem do debate e participe dos editais apresentando suas propostas. Antes a Caixa só financiava greenvile, hoje, o povo mais humilde também está tendo acesso às riquezas do pais. A casa popular é uma delas" - concluiu o ativista social. 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.