
A vila de Nazaré foi a primeira localidade do estado do Pará a assinar o contrato com a CEF para a construção das unidades domiciliares no novo modelo proposto pelo Plano Nacional de Habitação Rural. Ao todo, 12 vilas serão contempladas: Nazaré, Japerica, Jararaca, Caetezinho, Bom Intento/Trevo, Timbiras/Km 40, Santa Luzia, Parada Mirití /Vila Nova II e Patauá.
A casa terá uma área total de 42m², com 2 quartos, sala, cozinha (americana) banheiro e área de serviço. O valor da unidade está orçado em R$ 25 mil, cabendo ao beneficiário apenas o pagamento de 4 parcelas/ano no valor de R$ 250,00.
O PNHR só foi possível, graças a parceria da Associação de Moradores de São João de Pirabas com a Confederação Nacional das Associações de Moradores - CONAM, entidade a qual está filiada. Coube a prefeitura municipal entrar com a infraestrutura básica de
abastecimento de água, abertura de ruas e titulação dos terrenos.
A empresa responsável pela execução das obras já iniciou a distribuição dos materiais nas localidades onde os moradores já assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal; Nazaré e Jararaca, respectivamente.
Jorge Leal, um dos diretores da CONAM falou dos avanços que o Brasil teve na política de habitação de interesse social nos últimos anos. "Vivemos um momento histórico. Pela primeira vez o governo brasileiro dá um passo significativo para reduzir o déficit habitacional do país. E para que a polítca de habitação chegue aos mais carentes, é necessário que as associações e as demais formas de organização da sociedade se apropriem do debate e participe dos editais apresentando suas propostas. Antes a Caixa só financiava greenvile, hoje, o povo mais humilde também está tendo acesso às riquezas do pais. A casa popular é uma delas" - concluiu o ativista social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.