sábado, 15 de setembro de 2012

Fé e arte.

Acervo de artista paraense surpreende visitantes
Visitada por um público de mais de 600 pessoas, a exposição Mini Círio: "Uma visão estética e poética da fé" encerrou a mostra de 5 mil peças confeccionadas em mirití que retrata a maior festa católica do mundo. Durante 3 dias, o público pirabense pôde prestigiar o trabalho da artista plástica Darcilene Costa, idealizadora do acervo que é parte integrante do Círio de Nazaré de Belém do Pará: Patrimônio imaterial da cultura brasileira, exposição itinerante que já visitou as 5 maiores metrópoles do país.

A exposição foi aberta no início da noite de quinta-feira (06/09) e encerrada com uma missa campal em frente ao Teatro "Maria Pajé" na noite de sábado (08/09), porém, o acervo ainda ficou em exposto por toda a manhã de domingo.
 O cenário produzido pela a artista plástica era um verdadeiro convite para megulhar na cultura e religiosidade do povo paraense. Com um aroma de essências naturais no ar, o ambiente ficou com o aspecto ainda mais regional. Ao adentrarem o teatro as pessoas não escondiam o encantamento por tamanha fidedignidade com que a obra retrata os mínimos detalhes do que acontece na procissão. Crianças, jovens, adultos e idosos por alguns minutos ficavam estáticos ao contemplar a perfeição da obra, com seus elementos típicos e simbólicos.
Para o pároco da cidade, Rev. José Nunes, a obra resgata o sentimento de fé do povo católico e sua devoção a mãe de Jesus. O secretário municipal de cultura, Jessé Machado, que é membro da igreja evangélica Assembleia de Deus, demonstrou sua satisfação em receber  uma obra que já tem reconhecimento nacional. "Na nossa política cultural procuramos apoiar todas as manifestações, inclusive as religiosas, tendo em vista que o nosso povo expressa sua fé de diferentes formas, não importando o credo. E receber a exposição é um verdadeiro presente, quando este ano iremos comemorar os 70 anos do Círio de Nazaré em Pirabas" - afirmou o gestor.
A exposição não ficou restrita às miniaturas em miriti, o público também conferiu de perto objetos como a corda usada na procissão, a réplica dos mantos que vestiram a imagem da santa em círios anteriores, publicações literárias, matérias jornalísticas e documentários sobre o natal dos paraenses. Os devotos também tiveram a oportunidade de fazer pedidos depositando-os em uma urna, que serão levados à basílica de Nazaré, por ocasião das comemorações do Círio.
Pirabas foi a segunda cidade paraense a receber a exposição da atual turnê que percorrerá outros municípios paraenses.
A exposição Mini Círio "uma visão estética e poética da fé" teve como patrocinadora o Instituto Ágata, presidido pela pirabense Aline Roza, com apoio cultural do Governo do Estado através da Fundação Tancredo Neves à pedido do deputado estadual Fernando Coimbra, cololaboração da Prefeitura de Pirabas através da Secretaria Municipal de Cultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.