segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MEIO AMBIENTE. Termina primeiro período do defeso do caranguejo


Extrativista exibe caranguejo-uçá
A Secretaria de Estado de Aquicultura e Pesca (Sepaq) estabeleceu dois períodos entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 para o defeso do caranguejo-uçá no Pará. O primeiro período será de 6 a 11 de janeiro e de 21 a 26 de janeiro. O segundo será de 4 a 9 de fevereiro e de 19 a 24 de fevereiro. Já o terceiro período vai de 6 a 11 de março e de 21 a 26 de março.

O período de defeso do caranguejo coincide com a época do fenômeno natural da "andada", quando os caranguejos-uçá (macho e fêmea) saem de suas tocas e andam pelo manguezal. É nesse momento que acontece o acasalamento e liberação de ovos.

O objetivo é proteger a reprodução da espécie nesse período, que vai de janeiro a março. Durante a época do defeso fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização,o armazenamento e a comercialização de caranguejos em todo o Estado.

"Nós trabalhamos para garantir a necessidade de proteção social do pescador de caranguejo, o equilíbrio sustentável do estoque natural da espécie e conservação do ecossistema do manguezal", explica o secretário estadual de Pesca e Aquicultura, André Pontes.

Fonte: G1 PA
Foto/Arquivo: Paulinho Pinheiro



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.