domingo, 8 de setembro de 2013

07 de Setembro

Desfile estudantil em Pirabas comemora os 191 anos da independência do Brasil.

Comemorar a independência do Brasil tem sido um dos poucos momentos de demonstração de patriotismo por parte do povo brasileiro. Mas, apesar dessa falta de brasilidade nos demais dias do ano, com exceção dos dias de copa do mundo, evento em que o país literalmente se pinta de verde amarelo, cabe às escolas resgatar a importância histórica de nossa data magna.
 As comemorações alusivas aos 191 anos da independência do Brasil levou para as ruas de Pirabas um grande contingente de alunos das escolas municipais, integrantes de programas e projetos sociais, em desfile coordenado pela secretaria municipal de educação que durou cerca de 6 horas.  Centenas de pessoas prestigiaram o evento cívico, ocorrido no complexo cultural Maria Pajé, na tarde de sábado (07).
Longe da performance militarista de décadas atrás, as paradas estudantis de alguns anos pra cá vem dando lugar a criatividade e evidenciando questões mais locais, sem perder o brilho e a essência da data. No desfile escolar deste ano, a Semed abordou o tema: “São João de Pirabas: um mundo de pluralidade”, tendo por objetivo levar à sociedade o conhecimento e compreensão da realidade voltada para os valores e construção da cidadania, bem como o respeito à pluralidade da sociedade pirabense.
No total 11 unidades escolares da rede municipal apresentaram seus subtemas, com destaque para a escola “Ozecí Barros de Queiroz”, do bairro Piracema, que pela primeira vez desfilou para o grande público, frisando a importância do mar para a economia e o modo de viver das famílias pirabenses.  As demais escolas se apresentaram com os seguintes temas: Guajarina Menezes: “Educação e desenvolvimento sustentável”, Dircélia Koury Palmeira: “brinquedos e brincadeiras no cotidiano pirabanse”, São Luiz: “Desbravando a historicidade do bairro União”, Santa Terezinha: “bairro do Alegre e sua diversidade”, Parada Miriti: “Educando na diversidade”, Santa Luzia: “Respeitando as diversidades contribuindo para uma educação de qualidade”, Maria Porto (Japerica): “Diversidade e cidadania na escola”, Aimorés: “Educação e cultura como base para o desenvolvimento do cidadão”, Valquíria Prado: “Vila de Nazaré suas diversidades”, Patauá: “Resgate e valorização da cultura local”. Semteps com o tema: “A mulher e suas conquistas”; A.E.E: “Ser diferente é normal” e os Golfinhos, projeto pré-militar do Corpo de Bombeiros Militares do Pará também marcaram presença no desfile.
A grande baixa do desfile em 2013 foi a ausência da escola Francisco da Silva Nunes, a mais antiga unidade de ensino do município.
Como sempre acontece nos desfiles, os trajes de gala, a uniformidade dos movimentos, a elegância das coreografias e a harmonia das bandas que conduzem as escolas, são as grandes atrações do evento. Este ano, as comemorações alusivas a independência contou com a participação da banda do programa “mais educação”, banda de percussão mirim da escola municipal “Justino Montalvão” (Santarém Novo), banda musical da escola Guajarina Menezes Silva; Fanfarras Nossa Senhora do Rosário e Ruth Passarinho (Belém); e a banda municipal da escola de música de São João de Pirabas. 
Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Cláudio Barroso, o vice-prefeito Antonio Menezes, o presidente da câmara Tadeu Roza, os vereadores Luciana Carneiro e Pedro Fonseca, a secretária municipal de educação Anaíde Maia e demais integrantes da equipe de governo.


Fonte: Blog da Professora Luciana Carneiro
Foto: JR Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.