segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Adeus ao soldado Clebson



Amigos e familiares despedem-se do jovem Policial


Centenas de pessoas acompanharam no final da manhã desta segunda-feira, 01, o sepultamento do soldado da Polícia Militar Clebson Garcia da Costa (26), realizado no cemitério municipal.

Desde que chegou a cidade, na tarde de domingo, familiares e amigos do militar velaram o corpo de Clebson num clima de muita tristeza e desolação, que aconteceu num primeiro momento na igreja evangélica O Brasil para Cristo, para em seguida, por volta das 23h00 ser trasladado para a residência da família, no bairro do bacuri, as proximidades de onde foi sepultado.

O acidente

Clebson estava na UTI do hospital metropolitano desde a noite de terça, 18, após sofrer um acidente de trânsito no momento em que retornava da orla da cidade para a sua residência em sua motocicleta, quando foi atingido violentamente por uma moto conduzida por um menor, provocando a queda do militar na via pública. O acidente ocorreu por volta das 22h00 no cruzamento da rua Salustiano Vilhena Filho, em que Clebson trafegava, com a travessa das mercês, de onde o menor aproveitando o declive do perímetro, tentava fazer a moto que conduzia pegar no tranco.

No final da tarde de sexta, 28, Garcia, como era chamado na corporação, evoluiu a óbito, tendo como causa um traumatismo craniano.

Homenagens

Honrarias militares marcaram solenidade póstuma
Durante todo velório, ocorrido no templo da igreja pentecostal O Brasil para Cristo e posteriormente na residência onde morava com os pais, inúmeras pessoas foram prestar suas últimas homenagens. Músicas evangélicas executadas por colegas integrantes da banda municipal, com quem mantinha um forte vínculo mesmo após entrar na carreira militar, expressavam o tom de melancolia que tomou conta da cidade.

O sentimento de perda era visível não só entre os parentes, como também entre os amigos recentes de farda, que exaltavam o perfil disciplinado de Clebson. “O Garcia sempre se esforçou pra ser um bom militar, um bom aluno. Sua trajetória na policia militar ficou marcada por sua disciplina”. Disse a Cabo PM Andresa. Opinião compartilhada por todos os praças e oficiais que compareceram a solenidade, entre eles o Tenente Luís Carlos do 11º BPM e o Capitão Barros da 1ª CIA de Salinópolis.

Para o pai, Claudeci Costa, professor da rede estadual, o filho era um jovem determinado. “Ele um era garoto muito determinado, as vezes quando me apresentava um problema, sempre me surpreendia a forma de como ele resolvia” - disse o educador em seu discurso de agradecimento a todos que o apoiaram no momento de dor.  

Com os amigos e o filho em uma das apresentações da banda
 de música.
Companheiro de longas datas e remanescente da primeira geração de músicos da banda municipal, da qual Clebson também fez parte, o trompetista Otoniel, muito emocionado, resumiu o sentimento de perda pelo amigo. “Tocamos tantas vezes juntos, muitas vezes só nós dois, só pra representar a banda; mas nunca pensei em tocar pro meu amigo nessas circunstâncias” – disse o músico ao ser amparado por um amigo militar.

Ao adentrar o cemitério municipal, após o cortejo percorrer a quadra do bairro onde viveu desde a infância, Clebson recebeu as honrarias militares com salvas de tiros. Depois foi recebido com a execução dos hinos nacional e da polícia militar, além de músicas religiosas cantadas por todos que foram prestar suas homenagens ao jovem policial e solidariedade à família. 

Pacientes receberão órgãos

Segundo informações prestadas por uma tia de Clebson, já foram encontrados os pacientes compatíveis para receberem o fígado e os rins doados. Um paciente do Rio de Janeiro e outro de Tailândia, no interior paraense, receberão os órgãos. 




Aprovado no último concurso da polícia militar, Clebson, há quase um ano estava exercendo a profissão na I CIPM de Salinópolis. Era filho de Vanderléia Garcia e Claudeci Santa Brígida Costa, e pai de João Vitor (8). 

Fotos: Paulinho Pinheiro / reprodução facebook 
Arte: JR Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.