segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Audiência. Pescadores aprovam comissão para fiscalizar pesca predatória



Semma, Sempaq e GM farão fiscalização.
 
Em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira, 08, pescadores do município de São João de Pirabas reuniram-se como poder público local para tratar da pesca apoitada nos rios e demais áreas pesqueiras do município.

Aproximadamente 50 profissionais compareceram ao plenário da câmara municipal para discutir o assunto e tirar os encaminhamentos necessários para traçar o plano de ação no sentido de fiscalizar a prática da pesca predatória. Esse tipo de pescaria vem preocupando os pescadores, modificando o meio ambiente e comprometendo a sobrevivência das famílias. “Antes pra matar cem quilos de peixe era rápido, hoje não dá nem pro boião” – disse Enéas da Fonseca acusando a pesca apoitada como a responsável pela situação crítica, iniciada por embarcações vindas do Maranhão, que introduziram esse tipo de pesca no litoral paraense, ainda segundo o pescador. 

Pescadores se pronunciam e exigem fim da pesca predatória
Como sugestão aprovada pela plenária, o prefeito Cláudio Barroso propôs a criação de uma comissão representativa para tratar a questão, formada por poder público, executivo e legislativo, além de representantes do setor pesqueiro. Como atribuição, a comissão deverá identificar as pessoas que usam a rede apoitada como forma de pescaria. Após essa fase, os pescadores identificados serão convocados para comparecer junto à comissão para trabalho de conscientização.

A partir do mês de janeiro, a comissão formada por pescadores, guarda municipal, secretarias de meio ambiente e pesca, atuará na fiscalização e apreensão dos apetrechos de pesca das embarcações que forem flagradas. A intenção é erradicar a pesca apoitada nos rios e pesqueiros sob a jurisdição do município, sem que haja uma intervenção mais radical por partes de órgãos de fiscalização das demais esferas.

Num segundo plano, a pesca de curral e arrastão também serão discutidas.

Representando o poder executivo compareceram à audiência o prefeito Cláudio Barroso, os secretários Antônio Oliveira “Daga” e Alan Amorim, pesca e meio ambiente, respectivamente; pelo legislativo, o presidente da casa, Tadeu Rosa, o autor do requerimento Pedro Nascimento “Pretinho”, Celso Mercês, Nonato Maciel, Elilde Ferreira e representantes do setor pesqueiro.


Fotos: Célida Halethea / CMVSJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.