sábado, 27 de dezembro de 2014

CULTURA. Irmandade em louvor ao "Santo Preto"



Marujada de São Benedito encerra calendário da cultura popular em Pirabas.

A irmandade beneditina em Pirabas encerrou a festividade em louvor ao “santo negro” na noite de sexta-feira, 26, após uma semana de comemoração alusiva há um dos santos católicos mais populares na região do salgado paraense.

Durante a festividade que iniciou no dia 22, centenas de pessoas foram até o barracão de São Benedito para participar das noites de louvação ao santo, no bairro do Alegre, e prestigiar as ladainhas caboclas e as danças que fazem parte da marujada. 

Na tarde de sábado, 26, os devotos saíram da igreja Matriz em procissão com a imagem de São Benedito até a igreja de São Pedro e de lá, seguiram para o barracão, onde a última missa foi celebrada pelo padre José Luiz, da paróquia de São Pio X, em Belém.

Além do momento litúrgico do evento, aconteceu ainda no final da tarde de sexta, a tradicional derrubação do mastro, e à noite a parte cultural da festividade com a dança da marujada nos ritmos do xote, chorado, mazurca, valsa e o retumbão.

Casal de marujos em movimentos de dança típica
O grupo folclórico “Revelação do Zimba”, de Salinópolis foi o convidado especial para ditar o ritmo do carimbó, numa grande confraternização de várias gerações amantes da cultura de raiz paraense. 

Este ano a festividade teve como juiz o jovem José Serrão, neto da saudosa Maria Pajé, personagem de grande destaque da cultura popular e incentivadora da quadra beneditina em Pirabas.

Bragança

Na barroca pérola do Caeté 200 mil pessoas participaram da procissão em louvor a São Benedito, que este ano comemora sua 216ª edição.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.