sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Pirabenses comemoram aprovação na UFPA

Alo, alô, alô papai, alô mamãe....!!! a vitrola tocou na manhã de quinta-feira, 25, coroando a dedicação e o esforço dos estudantes aprovados para os cursos de graduação da Universidade Federal do Pará. O resultado encheu as cidades de fogos, confetes, trigo e ovos para comemorar a aprovação dos calouros.
Em Pirabas a vitrola também tocou para a felicidade de muitos estudantes, enchendo as famílias, professores e amigos de orgulho. Nas redes sociais muitos “posts” receberam curtidas e compartilhamentos, registrando a euforia pelo acesso à tão sonhada academia.

 
Calouros do cursinho Ópera comemoram aprovação
Entre os aprovados, indiscutivelmente o que mais teve repercussão foi a aprovação de Vitor Benendito para o curso de engenharia de produção e exploração de petróleo. Vitor é portador de uma paralisia que limita sua coordenação motora e a articulação da fala, mas não comprometeu sua capacidade cognitiva.  Com esforço e a dedicação de sua genitora, sempre buscou integrar-se a vida social, participando de trabalhos escolares, cursos entre outras atividades que o ajudaram a superar as dificuldades.

Vitor Benedito, exemplo de dedicação e superação

Professores, amigos e familiares externaram orgulho e felicidade pela aprovação de Vitor. A diretora do Francisco Nunes, escola onde Vitor concluiu o ensino médio postou em sua página no fecebook “Foram 03 anos que passou conosco e hoje nos deixa uma grande lição: nunca devemos subestimar o outro. Nós, da família Chico Nunes estamos muito felizes por sua aprovação”. Êxito compartilhado com dona Lina, a mãe de Vitor.  “Parabéns também a essa guerreira que foi sua mãe: Lina. uma mulher corajosa e lutadora". publicou a professora Marta Araujo.

O blog parabeniza a todos o calouros da UFPA 2018! Sucesso!

domingo, 21 de janeiro de 2018

Sincretismo. Rei Sabá e São Sebastião, as personalidades do mês em Pirabas





oferendas á Pedra Mística do Rei Sabá.Foto: Rovilson Sousa
São João de Pirabas é a terra onde o rei, o santo e o orixá se encontram. A data é comemorativa a Sebastião, tanto o monarca lusitano quanto ao mártir católico, que para os povos afro amazônidas é Oxossi.
É no dia 20 de janeiro que o município pesqueiro no nordeste paraense recebe centenas de pessoas entre religiosos, turistas, estudantes, além do povo nativo que se mobiliza dias antes para a celebração ao mítico Rei Sabá, representado por uma pedra natural esculpida em cima de um platô de pedras cenozoicas, que guardam ainda um sitio paleontológico, na praia do castelo, ilha da Fortaleza.
Umbandistas em procissão com a imagem de São Sebastião
A festa teve inicio no final da tarde de sexta-feira (19) com a procissão dos adeptos de religiões de matriz africana saindo da residência da mãe de santo “Rita de Oxossi”, no bairro do União, para a igreja Matriz, onde foi realizada a missa em celebração a São Sebastião, soldado cristão, morto por ordem do império romano no século III. A procissão e a missa representam a tolerância e o respeito à diversidade religiosa na Amazônia. Para o filho de santo Jucival Dias "esse ato simbólico é a demonstração de que num país multifacetado como o Brasil, é possível a harmonia e o respeito entre as religiões". 
Irmanados na mesma devoção a Sebastião, o soldado mártir
Durante o sábado pela manhã nem mesmo a chuva desmotivou a vontade do povo de atravessar para o outro lado da baia e passear pelas tranquilas águas do rio Pirabas, contemplando a beleza dos manguezais e das praias típicas do litoral paraense.
A festividade do rei Sabá na praia da Fortaleza, assim como acontece em todas as festividades, tem dois momentos: o profano e o sagrado.
Os tradicionais batuques quebram o silêncio da ilha
Para chegar a onde está a pedra monumento ao Rei Sabá, o visitante pode optar pelo serviço de moto taxi ou se preferir, fazer uma caminhada de aproximadamente de 3 km. Tempo e distância que podem ser bem aproveitados para meditar e contemplar as belezas do lugar.
Segundo estudiosos, a celebração neste lugar possui registros dos tempos do Brasil imperial, pois navegantes que viajavam pela costa do Pará registraram em seus diários de bordo, a existência de algum tipo de manifestação onde está pedra do Rei Sabá. Porém, não se sabe a quem, naquela época, a celebração era devotada. A festividade como a conhecemos nos dias de hoje é mais recente, vem do final da década de 60, inicio dos anos 70.
Música e dança fazem parte do ritual aos encantados 
É nesse platô de pedras, que se sobressai uma outra, que antes de sofrer reparos em sua base, do ponto de desembarque na praia, ao ser avistada tinha-se a impressão de um homem sentado de costa para o mar em sentido de meditação. Para os umbandistas e adeptos da pajelança cabocla, trata-se de um rei, o monarca da dinastia de Aviz, que após ser derrotado pelos Mouros no norte da África, entrou num portal da encantaria e veio parar no litoral brasileiro, onde segunda a lenda, construiu duas moradas; o seu trono na praia do castelo, ilha da fortaleza em Pirabas e seu palácio nos lençóis maranhenses.
Os grupos religiosos cantam, dançam e fazem oferendas depositando bebidas, frutas, cigarros, bombons entre outros objetos na pedra que acreditam ser o rei encantado. Outros monumentos também recebem visitas, mesmo quando a ação do tempo e o vandalismo encarregam-se de destruir algumas estátuas que faziam parte do complexo.
O lado profano da festa tem no carimbó o seu principal ritmo
Após o ato religioso a festa continuou com apresentação de grupos folclóricos da região com os ritmos carimbó e também de musica mecânica com os singles do momento. Muita gente aproveita para ganhar uma renda extra com vendas de frutas, bebidas e comidas típicas.

Fotos: Rovilson Sousa
Parceria com site diaenoiteporai

      

sábado, 20 de janeiro de 2018

RELIGIOSIDADE. Ato ecumênico celebra São Sebastião

Foto: Rovilson Sousa
Católicos e adeptos das religiões afro amazônidas realizaram um ato ecumênico em louvor a São Sebastião, em missa celebrada na noite de sexta-feira (19) após a imagem do “santo” ser conduzida em procissão até o altar da igreja matriz.
Na missa o pároco local falou das qualidades do soldado cristão, que mesmo condenado a morte não negou sua fé.
Para o filho de santo Jucival Dias "esse ato simbólico é a demonstração de que num país multifacetado como o Brasil, é possível a harmonia e o respeito entre as religiões". 

Presente ao evento, o secretario municipal de cultura Rodrigo Ramos afirmou que "enquanto a intolerância religiosa faz milhões de vítimas pelo mundo, Pirabas dá exemplo de que é possível a convivência pacífica, mesmo havendo diferenças".

Fonte: SEMELC

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Sincretismo e religiosidade na festa ao Rei Sabá, em São João de Pirabas, onde santo e rei se encontram.

Complexo místico da pedra do Rei Sabá. Local é considerado
sagrado por adeptos dos cultos afro amazonidas.
Foto Arquivo: Paulinho Pinheiro 
 
Logo mais as 17h00 começarão as celebrações ao mítico “Rei Sabá”, abrindo o calendário cultural no município de São João de Pirabas.
No final da tarde de hoje, uma procissão sairá das proximidades da sede do Clube de Regatas União em direção a igreja Matriz, onde o pároco local abençoará a imagem de São Sebastião, mártir da igreja católica no século III, que será conduzida em um andor em forma de uma embarcação, onde estará assentada a replica da imagem do mártir, representando o momento em que recebeu as flechas que atravessaram seu corpo, como sentença de castigo, ordenado pelo imperador romano Diocleciano, no ano 286 d.c.
A procissão é tida como um momento de celebração entre as religiões, onde católicos e adeptos das religiões de matriz afro se encontram numa demonstração de respeito pela diversidade e tolerância religiosa. Após o ato ecumênico, uma roda de tambores será a atração cultural da noite no complexo “Maria Pajé”.
No sábado pela manhã acontecerá a tradicional peregrinação a praia do castelo, na ilha da fortaleza, onde está pedra do rei Sabá e as estátuas das princesas turcas Mariana e Jarina e ainda a de Yemanjá e do cabloco Zé Raimundo, que compõem o complexo místico localizado em cima de um cemitério paleontológico.
A pedra do Rei Sabá em Pirabas, como apontam estudos antropológicos, confirmam a associação ao monarca da ultima dinastia de Aviz, que desapareceu na batalha de Alcer-Quibir, no norte da África quando tentava retomar o território ao domínio cristão, em 1577.

Para os míticos amazônidas, rei Sebastião é o protetor dos encantados, para a gente simples de Pirabas é um provedor de boas pescarias, cura de doenças, proteção entre outras manifestações extraordinárias do imaginário coletivo local, contadas em verso e prosa pelos artistas da terra.        

sábado, 30 de dezembro de 2017

FUTSAL. Santiago é o campeão na categoria principal.

Cinco categorias do futsal pirabense realizaram suas finalíssimas na noite de sexta-feira (29) com o complexo Maria Pajé recebendo um grande público.
Voadores campeão da categoria sub 11
Os primeiros a entrar em quadra foram os garotinhos do sub 11, numa demonstração clara do surgimento de uma nova geração de boleiros e de que o trabalho realizado pelas escolinhas de futsal esta tendo retorno.
A final da categoria foi disputada entre Ajax e voadores que empataram em 1 a 1 no tempo normal. Nas cobranças dos penais, os voadores levaram a melhor vencendo por 3 a 1.
América manteve a tradição do bom futsal da vila de Santa
Luzia.
Na disputa pelo título da categoria feminino o América Santa Luzia manteve a hegemonia garantindo mais uma conquista para a vila situada na confluência das PAs 124 e 324. A partida foi bem disputada com chances reais de vitória para ambas equipes, com os gols saindo apenas na segunda etapa. Ingrid aos 3 minutos abriu a contagem em favor do América. Aos 12 minutos Leticia soltando um bonito chute de direita iguala o placar. A cobrança de  pênaltis foi eletrizante com direito a defesas das arqueiras e chutes para fora, com as equipes revezando a chance de decidir a partida. No final as luzienses levaram a melhor vencendo a garotas da Fênix por 3 a 2.      
Fenômenos II sagrou-se campeão do sub 17
A final da categoria sub 17 foi disputada entre Trevo e Fenômenos II.  O time do técnico Agnaldo Lisboa não tomou conhecimento do Trevo e aplicou uma goleada clássica de 4 a 0, gols marcados por Alisson; Fabricio e Alex Melo (2). A torcida do trevo ao atirar fogos de artifícios para dentro da quadra fez com que o arbitro Danilo Fonseca encerrasse a partida antes do tempo regulamentar. O caso será julgado pela comissão disciplinar da Liga de Futsal.
No máster mais uma goleada. O Fluminense não teve dificuldade para vencer a equipe do Moro por 10 a 4. Gerson aos 5”, 10” e 11”do 1º T; Ditão aos 15” do 1º T; Mucurinha aos 17” do 1º T, 12”,14” e 19” do 2º T;; Marcos Buchuda aos 5” do 2º T e Moisés aos 13” do 2º T marcaram para o Fluminense; Ademir aos 16”, 18” do 1º T e 17” do 2º T e Sinval aos 8” do 2º T descontaram para  o time do Morro.
Santiago campeão na categoria principal
Na categoria principal Santiago e Churrascaria da Silda fizeram uma partida digna de uma final, com jogadas de grande habilidade, defesas arrojadas dos goleiros e muita determinação dos atletas em quadra. Com o futebol desconcertante dos irmãos Téo e Batata o Santiago tinha a maioria da torcida, mas teve que superar o experiente time da Churrascaria que chegou a sair na frente com Rafael. O empate do Santiago veio com Rômulo, e a virada com Téo, enquanto Davilano empatou novamente a partida para a Churrascaria. Com gol de Batata, considerado o craque da partida, o Santiago sagrou-se campeão pirabense 2017 ao vender por 3 a 2.         

    



domingo, 24 de dezembro de 2017

Ciclismo. ACP promove 2ª edição da corrida de Natal


Ciclistas de várias equipes do nordeste paraense, da região metropolitana e até competidor do estado do Amapá participaram na manhã de domingo (24) da II edição da corrida do Natal, promovida pela Associação dos Ciclistas de Pirabas em três categorias: Elite, Bike e Feminino.
Entre as meninas a atleta “Fran” da cidade de São Miguel do Guamá não tomou conhecimento das anfitriãs e garantiu o primeiro lugar no pódium, seguida por Kevily e Vitória, ambas da ACP.

Kevily, Fran e Vitória, categoria Feminino

No masculino categoria Bike um acidente envolvendo o corredor Giovane assustou os competidores. A pouco menos de 1 km da chegada, no perímetro próximo o sítio Apoena um cão invadiu a pista de rolamento derrubando o atleta salinense. Apesar do susto, Giovane teve apenas pequenos arranhões nos punhos e joelhos e foi encaminhado ao HPP para procedimentos de praxe. Após as duas voltas programadas, o competidor Dennis de Capitão-Poço faturou o primeiro lugar, superando o Madson de São Miguel do Guamá e do anfitrião Diogo.
Atletas socorrem colega competidor. Escoriações sem gravidade
Na categoria Elite mais um pocense se deu bem em pistas pirabenses. Teletab’s conseguiu deixar para trás o pirabense Lourinho e o amapaense Valder numa chegada dificílima após as 3 voltas. Em todas as categorias os atletas o fizeram o percurso Pirabas-km 42- Pirabas.
Confira o pódium e as premiações:



Madson, Denis e Diogo na Categoria Bike 

Curió, Lourinho, Teletabs, Valder e Alexandre, Cat. Elite

CATEGORIA ELITE
Colocação
ATLETA
CIDADE
PREMIAÇÃO (R$)
Teletab’s
Capitão Poço
1.000,00
Lourinho
Pirabas
500,00
Valder
Macapá
300,00
CATEGORIA BIKE
Dennis
Capitão Poço
300,00
Madson
Salinas
200,00
Diogo
Pirabas
100,00
CATEGORIA FEMININO
Fran
S.M.do Guamá
150,00
Kevily
Pirabas
100,00
Vitória
Pirabas
50,00

Após a premiação em frente a Rádio Pirabas FM, o presidente da ACP, Carlinhos Barros concedeu entrevista ao blog do Paulinho Pinheiro destacando a conquista do 3º lugar por equipes no certame estadual de ciclismo em 2017 e afirmou que vai unir esforços com os atletas para manter em 2018 a ACP representando o município no cenário estadual, porém reclamou a falta de patrocinadores.



Banda "Som de Adoradores" leva recital a Praça da Bandeira



Banda "Som de Adoradores" 
Entre tantos elementos que simbolizam o natal, a música dá o tom de que estamos vivenciando mais um período natalino que por sua vez nos remete ao maior acontecimento do mundo cristão. Celebrar a data é levar a mensagem do evangelho às famílias através das notas e melodias que expressam o sentimento de gratidão ao presente que foi dado a humanidade pelo nascimento de Jesus Cristo.
A véspera do Natal, na noite de sábado (23) a praça da Bandeira pelo segundo ano  recebeu o “Recital de Natal” com a banda “Sons de Adoradores” da Assembleia de Deus. A apresentação ao ar livre emocionou o público com músicas tradicionais que fazem parte do roteiro musical das famílias evangélicas e também já conhecidas do público em geral como “Autor da minha fé”, “desejo missionário” entre outros clássicos.   

A apresentação do recital teve a regência de Cleide Pinheiro e Jhonatas Damasceno.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

POLÍCIA. Vizinhos frustram tentativa de assalto

Vizinhos atrapalharam banho de loja dos meliantes. Foto: GM
Uma ação suspeita chamou a atenção dos vizinhos de uma loja de confecções localizada na avenida São Pedro, no centro comercial. Segundo o comando da Guarda Municipal, por volta das 3h18 da madrugada desta segunda-feira (11) três elementos tentaram arrombar o estabelecimento, porém, o barulho fez com que os moradores as proximidades agissem com rapidez antes que os meliantes conseguissem realizar o intento. Até um balde com água foi arremessado de um dos prédios ao lado da loja para assustar os bandidos e dar a entender que suas ações estavam sendo observadas.

Os bandidos ainda conseguiram arrombar a loja, porém, o barulho proposital feito pelos vizinhos fez com que os meliantes empreendessem fuga antes da chegada da GM. Ainda segundo as informações dos agentes da GM, dois homens encapuzados e uma mulher foram vistos no momento em que abandonaram o prédio da loja e que um tiro chegou a ser disparado na hora em que os bandidos empreenderam fuga em direção ao local conhecido como bomba d’água. 
Até o fechamento da matéria, a identidade do trio ainda não havia sido revelada. 

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Plece leva ciência à praça da Bandeira

Projeto mostrou a produção de energia eólica como alternativa 
Alunos da rede pública de ensino saíram literalmente da sala de aula e foram à praça da Bandeira mostrar a comunidade como funcionam na prática as teorias que são estudadas na escola.
Quem esteve na praça na noite de quinta-feira (07) pôde visitar os estandes dispostos na área central do logradouro, que logo atraíram olhares curiosos de quem passava. Os expositores eram alunos no ensino fundamental da escola Guajarina Menezes Silva, que com desenvoltura explicavam aos observadores como as teorias da física fazem parte do nosso cotidiano, facilitam nossas atividades no dia-a-dia e como essas descobertas tecnológicas ajudaram no desenvolvimento da sociedade mundial. Além dos experimentos científicos o projeto também contemplou o espaço com brinquedos feitos com pneus.   

Jucileia Brito(diretora GMS), Tânia Cruz (coord.Plece Pirabas), Prof.
Herbert, Prof Bruno Ricardo (UFPA), Profª. Renata, Profª Antonia
Andréia (sec. de educação) com alunos/expositores 

Mesmo com a chuva inesperada que prejudicou a exposição dos banner’s muitos projetos foram apresentados, a exemplo da energia eólica e de como essa tecnologia limpa pode solucionar alguns problemas existentes em nosso município, como a falta de energia para os moradores das praias.
Ao final das apresentações os alunos/expositores foram homenageados e receberam medalhas de honra ao mérito como incentivo a produção cientifica. Todos os trabalhos da feira de ciência foram coordenados por professores da escola e supervisionados por uma equipe de profissionais do núcleo do curso de Física da UFPA.

Para o professor universitário Bruno Ricardo, coordenador do PLECE e coordenador regional da associação brasileira de incentivo à ciência ( ABRIC), promover esse tipo de evento é democratizar o ensino das ciências e inovar no método de ensino-aprendizagem. 

sábado, 2 de dezembro de 2017

Instituto Remar e SEBRAE encerram ciclo de cursos em Pirabas no ano de 2017.

Participantes ostentam certificados no curso técnicas em vendas
O Instituto Remar em parceria com o SEBRAE escritório regional de Capanema realizou no período de 28 de novembro à 1º de dezembro o último curso de qualificação profissional do exercício social de 2017. Na sexta-feira (01) 15 alunos concluíram o curso em “Design de serviços com foco em vendas”, ministrada pela consultora Thais Duarte.
Durante todo ano a parceira resultou em 7 cursos, 2 oficinas e 30 atendimentos especializado aos microempreendedores individuais. Para a executiva do instituto, não basta querer empreender. “é necessário ter o embasamento teórico de como tocar o próprio negócio, que mesmo sendo micro ou de pequeno porte, exige conhecimento mínimo de organização e gestão”- enfatizou Carmem Ceres.
Além dos empreendedores, muitos outros profissionais como professores, militares, aposentados, vendedores, comerciários, estudantes secundaristas e universitários frequentaram as aulas durante os cursos e palestras ministrados pelo SEBRAE que aconteceram na escola Francisco Nunes, com um total de aproximadamente 150 participantes atendidos. Dona de um pequeno comércio de gêneros alimentícios, Gilcélia do Rosário foi uma das participantes e mostrou-se surpresa com as ferramentas de controle de estoque, fluxo de caixa entre outras que aprendeu na oficina ‘Sei controlar meu dinheiro’ e ‘Sei Planejar’. “Se for aplicado na prática faz uma grande diferença, fica mais fácil perceber o que acontece realmente no empreendimento e nas finanças pessoais”.

Para o exercício social de 2018 a direção do Instituto Remar pretende firmar outras parcerias com politicas similares a do SEBRAE, que trouxe para o município cursos de qualificação e capacitação aos micro e pequenos empreendedores. Segundo Paulo Pinheiro, executivo da ONG, o Instituto busca ainda a parceria com outro integrante do sistema “S”, o SENAR, responsável por politicas de aprendizagem voltadas para as atividades rurais, com quem já mantém conversa para realizar a parceria. “Vamos continuar buscando essas parcerias no sentido de oferecer aos diversos públicos a oportunidade de ter cursos da qualidade do SEBRAE pelo menor custo de mercado com os melhores benefícios” – afirma o diretor. 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

RELIGIOSIDADE. Católicos celebram festividade em homenagem a Nossa Senhora do Livramento em Japerica.

Fiéis da comunidade local e adjacências em procissão  
O distrito de Japerica festejou na manhã de domingo (26) mais uma edição da procissão dedicada a Nossa Senhora do Livramento, padroeira da localidade.
A procissão teve início por volta das 8h00 ao sair da capela do Sagrado Coração de Jesus percorrendo as ruas da vila com centenas de fiéis que acompanharam a imagem durante o percurso de 2 km em direção à praça Fortunato Abud, onde está localizada a centenária igreja devotada a padroeira.
Em pouco mais de 1h20 min os fieis alcançaram a orla do distrito, proporcionando uma bonita imagem de cores, devoção e fé. A festividade que esse ano completa 22 edições já chama a atenção dos municípios vizinhos, como a colaboração da guarda da santa das paróquias de Quatipuru, Primavera e Salinas além da presença de muitos fieis de Capanema. De São João de Pirabas as equipes da J 3 e da Crisma saíram as 3h00 da madrugada em caminhada até o distrito, vencendo o cansaço e os 20 km de distância para participar da festa.
Momento da chegada da berlinda na praça Fortunato Abud 
Por volta das 9h10 os fogos anunciavam a chegada da Berlinda à praça, de onde a imagem foi retirada pela diretoria da festa e entregue ao pároco José Nunes que caminhou entre os fiéis, enquanto estes estendiam as mãos em direção à imagem em agradecimento pelas bênçãos alcançadas ou suplicando as graças da padroeira. Ao abençoar os romeiros, o pároco deu início a celebração da missa que finalizou a festividade.  

Foto: Ruben de Aviz

sábado, 25 de novembro de 2017

Educação e Cultura. Alunos do Guajarina Menezes assistem espetáculo no Teatro da Paz.

No Brasil a música erudita ainda está distante da maioria da população brasileira, teatros e museus são realidades dos centros urbanos, o que dificulta o acesso da maioria da população aos bens artísticos e culturais produzidos pela sociedade.
No intuito de mostrar esse mundo “mais clássico” das artes aos alunos, a escola Guajarina Menezes promoveu na última sexta-feira, 24, uma viagem a capital do estado para assistirem a uma ópera no suntuoso e glamoroso Teatro da Paz. Detalhes que chamaram a atenção da estudante Débora Hadassa (11). "Suntuoso pela arquitetura e glamoroso por ser uma das principais casas de espetáculos do país", disse a estudante do 6º ano revelando que já havia lido muitas coisas sobre o espaço. 
A experiência dos alunos ao visitar o teatro e ao assistir o “Concerto Didático” foi de encantamento e de aprendizado, segundo a diretora da escola Juciléia Brito. “São momentos como esses que fortalecem e somam para o processo ensino-aprendizagem do educando como um todo”- ressaltou a gestora.

Após a apresentação alunos e o corpo técnico da escola aproveitaram a oportunidade para conhecer o espaço e registrar o momento com os artistas que fazem parte do plantel do concerto.  

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

FraterNatal. Projeto do Instituto Remar tem participação de alunos da escola Francisco Nunes.

Alunos de uma das equipes do projeto na confecção dos ornamentos
Natal chegando e muitos municípios brasileiros começam colorir e a enfeitar suas ruas e praças para receber as festas do período natalino mudando a paisagem e deixando o clima de fraternidade cristã mais evidente, enchendo o ar de bons sentimentos altruístas.
Para celebrar a mais importante data da cristandade, unindo o sentimento de fraternidade e consciência ambiental, alunos da escola Francisco Nunes iniciaram os trabalhos de coleta e seleção de materiais “pet” para a construção da árvore de natal que será integrada à paisagem da praça da Bandeira durante as comemorações natalinas.
A confecção da decoração natalina faz parte do projeto denominado FraterNatal, que tem o apoio da prefeitura municipal através da secretaria municipal de meio ambiente - SEMMA, com recursos do fundo do conselho de meio ambiente - COMDEMA, que destinou recursos para execução de projetos de cunho ambiental apresentado por organizações da sociedade civil, tendo o Instituto Remar como um dos contemplados.
Materiais sendo confeccionados por alunos do ensino médio
A atividade que envolve alunos do ensino médio é uma proposta extraclasse da educadora Carmem Ceres, professora de Ciências, que destaca a importância da participação dos alunos em iniciativas fora do ambiente escolar para o desenvolvimento do docente em vários aspectos. “despertar a consciência ambiental do aluno, fazendo-o entender que esses materiais ao invés de poluir o meio ambiente, podem ter outra destinação como a reciclagem ou reaproveitamento até mesmo para fins econômicos, é apenas uma das metas”, ressalta a educadora que também é gestora da entidade que coordena o projeto. Além do aspecto ambiental, a educadora também identifica outras características, como o senso de responsabilidade, organização, espirito de equipe e, principalmente, a liderança de alguns alunos.
Cenógrafo Cleber com alunos em oficina do projeto FraterNatal
Antes da culminância, os alunos participam de oficinas sob a instrução do cenógrafo Cleber Nascimento, que já coordenou trabalhos desse tipo em vários municípios paraenses e cursos ministrados no SENAR, SESC, Fundação Curro Velho entre outras. Essa será a primeira vez que o artista apresentará o projeto no município.     



    




quinta-feira, 16 de novembro de 2017

RELIGIOSIDADE. Católicos celebram 22º encontro do Apostolado da Oração.

Fiéis tomaram as ruas para celebrar o Apostolado da Oração 
Caravanas de municípios pertencentes à diocese de Castanhal participaram na última quarta-feira (15) do 22º encontro do Apostolado da Oração, realizado na sede social da Associação Atlética Pirabense.
Evento reuniu grupos de apostolados de vários municipios
A manhã litúrgica teve início logo cedo com uma procissão que reuniu centenas de fieis que saíram da igreja matriz em direção à sede do Bacuri, onde a maior parte da programação foi realizada com a presença de autoridades eclesiásticas da igreja, inclusive com representantes da CNBB.

Dom Carlos Verzelleti em celebração durante evento
O evento reuniu aproximadamente 4 mil fiéis para as celebrações ministradas pelo pároco local Antônio Nunes e pelo bispo da diocese de Castanhal Dom Carlos Verzelleti.   

Fotos: Celmo Fonseca