segunda-feira, 25 de setembro de 2017

BAMUP é campeã do AssúFest Band Pará.






A banda municipal de São João de Pirabas - BAMUP, sagrou-se campeã da 9ª edição do AssúFest Ban Pará, evento ocorrido no ultimo dia 23, na cidade de Igarapé-Açu.

Concorrendo pela categoria musical com mais três escolas da região, a BAMUP levou para a apresentação 50 componentes que conquistaram os jurados tocando "Gonzaga em tom maior" e um "pout-porri de Reginaldo Rossi".

Julgados todos os quesitos, a BAMUP conquistou o seu segundo titulo em eventos na categoria musical. O primeiro foi no ano de 2013, em Salinópolis.


quinta-feira, 21 de setembro de 2017

UFRA promove I Seminário Integrado de Administração em Capanema.


Turma do curso de Administração 7º semestre da UFRA
Conhecer e aplicar as ferramentas que aferem a qualidade do processo produtivo nos empreendimentos das regiões bragantina e salgado foi o objetivo dos trabalhos apresentados pelos alunos do 7º semestre do curso de administração à comunidade acadêmica no I Seminário Integrado da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus de Capanema.
O evento realizado na noite da quarta-feira (20) na unidade campinho, reuniu cinco trabalhos que foram expostos em banner’s evidenciando uma atividade econômica e os seus procedimentos para se chegar ao produto final. Em todos os trabalhos foram aplicados ferramentas como o ciclo PDCA, diagrama de causa e efeito (Ishikawa) entre outras que visam identificar problemas no processo produtivo e assegurar a sua correção para melhoria da competitividade, estudadas em sala de aula.
Desde o mês de agosto os estudantes realizaram visitas técnicas em diferentes propriedades rurais nos municípios de Capanema, Bonito, Tracuateua e São João de Pirabas. Para a estudante Bárbara Patrícia, o momento foi de aprendizado e visão de oportunidades para os profissionais da área. “...o meio rural é um campo que está crescendo demais nos negócios, gerando novas oportunidades de renda...  Através do seminário pudemos conhecer diversos tipos de processos produtivos que existem nos interiores de Capanema e dos municípios vizinhos”- observou a estudante.
O seminário integrou as disciplinas de credito rural, elaboração de projetos rurais e gestão qualidade total, tendo como avaliadores os professores Herberth  Andrade e Artur Vicente. O evento faz parte da programação alusiva ao dia do administrador, comemorado no último dia 9.


Equipe que apresentou o processo produtivo do Repel Neem 
da empresa 
Preserva Mundi, São João de Pirabas: Tatiane Braga, Alaylson Sousa, 
(Prof. Herberth Andrade) Elane Nunes, Ana Telma, Paulo Pinheiro, 
(Porf. Artur Vicente) e Fabiana Nogueira
.

Confira os trabalhos apresentados no I Seminário Integrado de Administração da UFRA, campus Capanema:
TRABALHO
LOCAL DE PESQUISA
Gestão de qualidade aplicada no âmbito rural: o processo produtivo de mudas
Fazenda 3 corações, na Comunidade do Braço Grande, em Capanema PA
O processo produtivo do Repel Neem da “Preserva Mundi”,
Fazenda do Nim, em São João de Pirabas.      
O processo produtivo de mudas de mandioca melhoradas geneticamente.
Em Vila Fátima, Tracuateua.

O Processo Produtivo do manejo do pasto rotacionado.
km 7 da rodovia Pará-Maranhão, Capanema.
O processo produtivo da pimenta do reino.
 município de Bonito.

  

sábado, 16 de setembro de 2017

SEBRAE TEC finaliza curso de Design de Serviços em Pirabas

Alceu Kozlovski e participantes do curso Design de Serviços
Na ultima sexta-feira (15) o SEBRAE em parceria com o Instituto Remar finalizou mais um curso de qualificação para empreendedores locais.
O curso realizado no período noturno, na escola Francisco Nunes, contou com um público de 18 alunos, no período de 11 a 15, tendo como consultor o administrador Alceu Kozlovscki, que ministrou o curso de “Design de Serviços”. Durante as aulas os participantes ouviram sobre a força da inteligência para superar desafios, inovação e competitividade, princípios de marketing/vendas, design de serviços e thinking.
As aulas não ficaram só dentro de sala. Na prática o consultor fez questão de “in loco” conhecer o empreendimento dos participantes, presenteando-os com uma rápida consultoria gratuita. Aproximadamente dez tipos de negócios receberam a visita do consultor e suas orientações acerca da atividade. Convidado a uma entrevista na Rádio Pirabas FM, Alceu Kozlovski deu dicas de como iniciar um negócio próprio e se manter competitivo no mercado e ainda intermediou a ida de um atleta/participante do curso para um teste no Clube do Remo.
Os cursos ofertados pelo SEBRAE em Pirabas é o resultado da parceria com o Instituto Remar, responsável pela divulgação e prospecção de participantes. Até o final do ano, pelo menos dois cursos ainda serão ofertados, prevê a professora Carmem Ceres, executiva do Instituto Remar.



terça-feira, 12 de setembro de 2017

Tentativa frustrada de invasão acaba em bloqueio de rodovia.

Pista foi desbloqueada com a chegada das autoridades
Famílias que se diziam sem terra/teto tentaram invadir uma área de 400 m² a margem da PA 124, no km 42, Vila Timbiras, no município de São João de Pirabas, na manhã de terça-feira, 12. Segundo informações repassadas pela Guarda Municipal, a área invadida pertence ao grupo empresarial AP, de Salinópolis.
Houve momentos de tensão quando um trator foi usado para retirar os invasores a força. Em protesto as famílias bloquearam a pista com galhos de árvores e pedaços de madeira. A Guarda Municipal, a Polícia Militar e o prefeito Tonhão estiveram no local e negociaram a liberação da pista.

O caso foi encaminhado para a juíza da comarca de Santarém Novo, que despachava em audiência na câmara de vereadores. 

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

POLÍCIA. Ação da Polícia Militar prende três acusados de assaltos e tráfico em Pirabas.

Em operação da policia militar de Pirabas com apoio da 1CIPM de Salinópolis, três meliantes foram presos por volta das 11h00, na área conhecida como bomba dágua, entre os limites dos bairros Independência e Colina. Os policiais militares efetuaram a prisão de Wanci Fonseca de Araújo (vulgo Vaney), Rafael Alves de Souza (novato) e o menor E.T.S. Sobre o trio pesa a acusação de diversos crimes cometidos na cidade como assaltos e tráfico de drogas. Durante o cerco policial os meliantes tentaram se evadir do local, porém com a ação rápida das guarnições, todos os suspeitos foram capturados estando em poder dos mesmos uma PISTOLA 7.65 com um carregador e três munições intactas, 08 porções de 6/25, uma Barra pequena de maconha, 08 limõezinhos, material para embalagem de drogas, dois relógios, um celular e a quantia de 39 reais.
Segundo a polícia, “Novato” à pouco tempo gravou e divulgou um áudio arquitetando uma ação contra um policial militar.

Participaram da ação os militares da VTR 6106 (Pirabas): Cb A. Fonseca, Cb J. Teixeira, Cb Ionaldo; GTO Salinas VTR 6107: Sgt Josemar, Cb Monteiro, Sd Charles. 

domingo, 3 de setembro de 2017

ESPORTE. SEEL entrega “Kit uniforme” para clubes que disputarão o campeonato de futebol 2017.

Renilce entrega material esportivo a dirigente de clube
Para incentivar o futebol pirabense a Liga esportiva municipal e a prefeitura de Pirabas, através da parceria com a secretaria de estado de esporte e lazer, SEEL entregaram aos clubes que participarão do campeonato pirabense deste ano o “kit uniforme”, composto de camisas, shorts e meiões. Ao todo foram entregues 22 kits patrocinados pela SEEL.
Antes da final do torneio inicio, a secretária Renilce Nicodemos esteve com o prefeito Tonhão no estádio Bosco Moysés para a cerimônia de entrega dos uniformes. Ao lado do prefeito Tonhão, do secretário municipal de esporte e cultura Rodrigo Ramos, do presidente da LEMSJP Jamil Moreira, vereadores e desportistas, a representante do governo do estado fez questão de cumprimentar a representação de todos os clubes desejando-lhes sucesso no certame e que todos se tornam referência para as próximas gerações. “vocês são exemplo para essas crianças que estão aqui, que elas num futuro próximo passam sonhar em ser um Neymar”- descontraiu a titular da SEEL.   

O prefeito Tonhão anunciou que a competição terá a premiação de 15 mil reais, ficando a cargo da Liga esportiva e os clubes definirem como se dará a distribuição.   

Esporte. Bacuri vence torneio de apresentação.

Jogando um futebol ofensivo, com bom toque de bola mesclando juventude e experiência, a Associação Atlética Pirabense, O Bacuri, sagrou-se campeã do Torneio Início do Pirabense 2017,realizado no estádio Bosco Moisés, na manhã e tarde de sábado.
Na grande final, a equipe do Bacuri enfrentou o Juventus de Aimorés vencendo a partida por 2 a 0 com gols de Sávio, cobrando pênalti e Vando aproveitando jogada de linha de fundo pela esquerda.
Confira a escalação do Bacuri: Wallace, Isaias, Goió, Arimar e Renan; Madson, Natanael, Ajax, Careca; Sávio Gione e Vando. Tec: Walter Caroço.

MEIO AMBIENTE. Semma e MP agendam audiência pública sobre poluição sonora

População pirabense será ouvida sobre o tema que tem gerado transtornos no município.


Em reunião com o secretário de Meio Ambiente, Alan Amorim, ocorrida dia 23 de agosto, o Ministério Público de São João de Pirabas solicitou o agendamento de uma Audiência Pública para ouvir a população sobre as medidas de sossego público e combate à poluição sonora, com normatização de bares, similares e festas dançantes.
A pauta está na lista de prioridades tanto do MP quanto da SEMMA, uma vez que nos últimos meses aumentou significativamente o índice de denúncias feitas por munícipes que frequentemente reclamam do volume excessivo do som produzido nas festas dançantes em casas de eventos, em bares, assim como de carros som, principalmente as carretinhas. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, além das reclamações individuais, este ano chegou à  SEMMA um abaixo assinado de moradores que pediam o fechamento de uma determinada casa de eventos pelo excesso de barulho.
A Audiência Pública irá inserir a população nas discussões sobre o problema da poluição sonora. Isso porque o tema já tem sido pauta nas sessões do legislativo municipal desde alguns meses, quando o projeto de lei de combate a poluição sonora foi enviado pelo Executivo.
Designada pelo MP a dar os encaminhamentos, a SEMMA já solicitou via ofício o auditório da Câmara Municipal de vereadores para a realização do evento, agendado para o dia 14 de setembro (quinta), às nove hora. A população está convidada a participar.


 Texto e ilustração: Isaias Martins.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TRÂNSITO. Colisão com animal volta a fazer vítima na saída da cidade

Trecho é conhecido pelo número significativo de acidentes
O trecho da PA 440 em frente à MELPI, no bairro da Piracema, voltou a ser palco de mais um acidente de trânsito envolvendo animal na pista de rolamento. Por volta das 20h30 desta sexta-feira (25), um motociclista que trafegava no sentido Centro-Piracema colidiu com um cavalo que tentava atravessar a avenida. Com o choque, a vítima identificada como sendo Vagner Coimbra (23) que conduzia uma motocicleta de cor preta, modelo titan 160, sem placas, foi lançado ao leito da pista e socorrido por populares que acionaram o resgate do SAMU, sendo encaminhado imediatamente para o Hospital de Pequeno Porte.
Vagner Coimbra que reside no bairro da Piracema, no momento do acidente, não estava em alta velocidade, porém não usava capacete e transitava com o farol apagado, relataram alguns transeuntes que presenciaram o acidente. O animal que frequentemente é visto pastando às margens da rodovia não sofreu grandes danos. Vagner sofreu apenas algumas escoriações pelo corpo e hematomas no lábio inferior e em uma das pálpebras.
A polícia militar que esteve no local pretende identificar o dono animal.  
  




  

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

No Ar. Liga esportiva estreia programa de rádio.

Apresentado por Moisés Farias, o “caranguejo” e comentários de Márcio Ramos estreou na ultima segunda-feira, 21, o programa “Bate Bola da 105”. O noticioso esportivo é uma iniciativa da Liga Esportiva junto à direção da emissora com apoio da secretaria municipal de esporte, lazer e cultura – SEMELC, e tem como objetivo, além de noticiar o que acontece no Brasil e no mundo, dar cobertura aos eventos de todas as modalidades esportivas realizadas no município.
A grande expectativa dos comunicadores está no inicio do campeonato pirabense de futebol de campo e de futsal, com previsão para o mês de setembro.

O programa vai ao ar de segunda a sábado, das 12h00 as 13h00, na frequência 105,9 Mhz, Pirabas FM. 

domingo, 20 de agosto de 2017

TARDE CULTURAL.

Grupo Raízes do Patauá
No final da tarde de sábado a escola de música recebeu um bom público para prestigiar a “Tarde Cultural” promovida pela secretaria municipal de esporte, lazer e cultura – SEMELC, evento que fez parte das comemorações ao dia do folclore (22/8).
Com sorteio de prêmios através de bingo e apresentações de grupos culturais, o evento foi idealizado com a finalidade de proporcionar às famílias momentos de descontração e lazer e oportunizar aos artistas locais um espaço para a culminância de sua produção cultural.
Sereias do Grupo de Carimbó Revelação do Zimba, de Salinas
O público que compareceu ao evento pôde prestigiar desde as danças contemporâneas como o Jazz apresentado pelo grupo “Os Caiçaras” ao ritmo genuinamente paraense ao som dos grupos “Revelação do Zimba”, de Salinópolis e os “Raízes do Patauá”, com suas “sereias” e a dança envolvente do carimbó.


Segundo o secretário de cultura Rodrigo Ramos, o evento veio para ficar e será expandido para além da música e da dança, com a inserção de outras artes.    

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

CÍRIO. Imagem Peregrina do Círio de Belém será atração no Círio de Pirabas

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré terá novidade na edição deste ano. A novidade foi apresentada a coordenação da festa e tem sido recebida com muita emoção pela comunidade católica pirabense.
Em comemoração aos 300 anos de evangelização na Amazônia e pelo centenário da aparição de Maria aos três pastorinhos portugueses, o maior evento religioso do município, pela primeira vez em 75 anos de história, agraciará seus fiéis romeiros com a visita da imagem peregrina do círio de Belém. Segundo a diretoria da festa, os fieis acompanharão a imagem minutos antes da saída da igreja de São Pedro, quando a imagem local será substituída pela “imagem visitante” e a partir daí, introduzida na berlinda para início da procissão do círio na manhã de domingo.
A comunidade católica aguarda com ansiedade a ilustre visita.



segunda-feira, 14 de agosto de 2017

SAÚDE. Comida típica consumida em festa pode ter sido causa de mal estar coletivo.

Imagem ilustrativa. Foto: Facebook
O que era pra ser uma grande comemoração e entretenimento no dia dos pais, tornou-se em preocupação para as autoridades de saúde pública no último domingo. Várias pessoas que participaram de um bingo dançante suspeitam de que a alimentação vendida no evento tenha sido a causa de mal estar coletivo, obrigando-as a procurar cuidados médicos no hospital de pequeno porte da cidade.
No início da noite muitas pessoas congestionaram o atendimento médico do HPP apresentando os mesmos sintomas de náuseas e vômitos, relatando à equipe de plantão que o problema aparentemente teria sido provocado após a ingestão do arroz com galinha vendido na festa. A enfermeira Renata Serra, responsável pelos casos atendidos, confirmou à nossa reportagem que as 57 pessoas que foram atendidas no HPP tem relação com o consumo do alimento ingerido no evento.
Técnicos da Vigilância Sanitária (VISA) foram até o local onde o alimento foi manipulado e recolheram amostras que foram encaminhadas para o laboratório central em Belém. Na quarta-feira (16) o HPP emitirá nota oficial sobre a situação.  


domingo, 13 de agosto de 2017

POLÍCIA. Ladrões assaltam paróquia.

Nem o que é santo se salva da astúcia dos bandidos. No domingo (13) pela manhã, fiéis que frequentam a igreja matriz ficaram indignados com a ação dos marginais e os prejuízos causados à paróquia.
O templo dedicado a São João Batista teve sua porta de vidro quebrada e uma mesa de som foi roubada pelos meliantes. Pelas redes sociais os fiéis demonstraram sua indignação e pedem para que ninguém compre o aparelho eletrônico ou quem souber de alguma informação que leve aos autores do roubo, procurar a paróquia.
No dia anterior o veiculo da paroquia já havia sido vitima da ação de marginais que quebraram o vidro do automóvel e furtaram o aparelho de som.

      

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

SEMMA inicia programa de rádio

Programa "Conexão Ambiental" abordará e discutirá temas ambientais no município.


Grande parcela da população tem um conceito equivocado sobre as atribuições da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA. Via de regra, a ideia que se tem é que a semma é a "secretaria da multa", rótulo este que tende a mudar na medida em que a secretaria criar meios de tornar suas ações conhecidas do grande público.
E foi por detectar essa necessidade que o secretário de Meio Ambiente Alan Amorim passou a pleitear um espaço para um programa semanal na Radio Pirabas FM, o que veio tornar-se realidade no inicio do mês de agosto de 2017.  No ar desde quarta feira 2, o programa "Conexão Ambiental" irá massificar as ações da secretaria, promover educação ambiental, pautando os temas ambientais no município por meio de entrevistas e informes.
Ainda em fase experimental e apresentado pelo locutor e servidor da SEMMA Isaias Martins, o programa Conexão Ambiental vai ao ar às quartas e sextas feiras, das onze ao meio dia, na Radio Pirabas FM, 105.9. Vale a pena conferir.


quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Rodoviários de Pirabas protestam contra cooperativa

Entrada da cidade foi bloqueada nas primeiras horas da manhã
Trabalhadores do transporte de passageiros protestaram na manhã desta quinta-feira (10) bloqueando a entrada e saída da sede do município, na rodovia PA 440. Os trabalhadores ocuparam o local desde as primeiras horas da madrugada, e no período da manhã atearam fogo em pneus para protestar contra a operação do transporte de passageiros que há dias vem sendo explorado por uma cooperativa de vans de fora do município.
Segundo Isaac Lima, representante de uma das entidades que liderou o protesto, essa cooperativa está prejudicando os profissionais que residem no município com o preço das passagens a baixo do praticado. O protesto teve a adesão de todas as categorias que operam o serviço de transporte de passageiros, proprietários de vans, taxistas locais e intermunicipais, além dos moto-taxistas.
Apesar do fogo ateado nos pneus o protesto foi pacífico e acompanhado por equipes da polícia militar e do corpo de bombeiros. A interrupção do acesso de entrada e saída da cidade foi encerrada por volta das 8h30. “Esse protesto foi para chamar a atenção das autoridades para a situação. Somos cidadãos residentes deste município, pagamos nossos impostos e não aceitamos sermos prejudicados na nossa atividade.” – disse Isaak Lima.
Os profissionais aguardam o posicionamento do prefeito Antônio Menezes quanto à liberação do alvará de funcionamento. Caso a situação não seja discutida com as categorias prejudicadas, o movimento prevê outros protestos.
Após a liberação do perímetro bloqueado, os profissionais saíram em carreata até a praça das bandeiras, onde fica a câmara de vereadores, onde vários profissionais através de carro som expuseram o problema à população.
 
   

sábado, 5 de agosto de 2017

SEBRAE. Dezesseis alunos recebem certificado de curso de oratória

A parceria do Instituto Remar com o SEBRAE continua dando resultados positivos para a sociedade pirabense em diferentes setores, de acadêmicos a empreendedores, os cursos ofertados oportunizam capacitação de qualidade a baixo custo aos interessados.
No ultimo dia 04, o SEBRAE concluiu mais um curso promovido em parceria com o Instituto Remar com dezesseis alunos frequentando as aulas de comunicação oral “oratória”, realizado na escola Francisco Nunes, ministrado pela consultora Elane Gomes. No curso com a carga horaria de 20 h/a, os alunos foram da teoria, estudando técnicas de inflexão de voz, à prática com exercícios de postura ao falar em público.
O próximo curso que vem sendo cogitado pelo Instituto junto ao SEBRAE pretende atender o comércio local. Segundo a executiva da ONG, professora Carmem Ceres, a procura por curso na área de vendas tem sido boa, e tudo indica que em breve o curso de atendimento ao cliente estará disponível aos interessados.


quinta-feira, 3 de agosto de 2017

POLÍCIA. Universitário tem moto roubada na PA 124

Trafegar diuturnamente pela rodovia PA 124 sempre representou perigo para quem precisa se deslocar para a cidade de Capanema e municípios vizinhos da microrregião.
Na noite de terça-feira, 01, por volta das 22h30, ao retornar para casa após a primeira noite de aula na faculdade, o universitário Valney Pereira (37) teve sua moto roubada por dois homens que estavam numa motocicleta, acerca de 3 km da comunidade do Jaburu, no sentido a vila de Santa Luzia. Portando arma de fogo de grosso calibre, aparentemente uma escopeta “12”, os meliantes renderam o estudante subtraindo a motocicleta Honda Pop 110 conduzida por Valney, tênis, celular e carteira porta-cédulas com documentos.
Segundo o estudante que também é militar do corpo de bombeiros, os assaltantes saíram em direção à vila de Jaburu. Após percorrer alguns quilômetros, Valney foi socorrido por colegas da faculdade que o reconheceram a margem da rodovia, conduzindo-o a um posto policial na vila de Santa Luzia, município de São João de Pirabas. Os militares de plantão orientaram a vitima a prestar ocorrência na delegacia de Primavera.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

POLÍTICA. Claudio Barroso volta a figurar nas páginas do jornal do clã Barbalho

Barroso, da prefeitura para a colônia. Foto: Paulinho Pinheiro
Como todo mundo sabe, bastaria o apoio de Barroso para que o herdeiro político de Jader se tornasse governador do estado ainda no primeiro turno nas eleições de 2014, dada a diferença insignificante para a contabilização dos 50% + 1. E essa derrota e a traição de Claudio ainda estão atravessadas na “goela” e no coração dos Barbalhos, tanto que é que de vez em quando, o ex prefeito é matéria no jornal de circulação da família. Nesta segunda, na coluna Repórter Diário, Barroso é acusado de ter “jogado às favas qualquer vestígio de probidade ao tomar de assalto a colônia dos pescadores.”
TARRAFA
Condenado várias vezes por dilapidar os cofres da prefeitura de São João de Pirabas, tendo sido afastado pela justiça em duas ocasiões, o ex prefeito Claudio Barroso, o Calça Curta, mandou definitivamente às favas o mínimo vestígio de probidade: tomou de assalto a colônia de pescadores do município e assumiu pessoalmente o controle da entidade, que já era presidida por seu filho, Luis Barroso Neto, o Galego, eleito na marra em 2013, afirma a coluna.
DENÚNCIAS
O mais grave é que calça curta ignorou decisão judicial para fazer nova eleição na entidade, sacou R$ 30 mil reais da conta da colônia e agora faz tráfico de aposentadorias e outros benefícios previdenciários beneficiando seus cabos eleitorais, parentes, amigos de infância e até a dona de um bordel da cidade que jamais pescou na vida, ressalta o texto. Antes da tunga promovida pelo tucano, a colônia tinha 3 mil associados. Agora, dobrou de tamanho. O Ministério Público já recebeu denúncias a respeito e já apura a participação de funcionários do INSS de cidades vizinhas.
Vamos ver no que vão dar essas denúncias (Grifo do Blog)




terça-feira, 4 de julho de 2017

Cultura sobre nova direção

Rodrigo em visita ao  gabinete do titular do turismo Fernando Jr 
Rodrigo Ramos é o novo titular da pasta da cultura, o novo gestor assume o posto de Ana Cláudia Moraes Neves, a primeira do alto escalão a ser exonerada na atual gestão.
Desde que assumiu, no ultimo dia 26 de junho, o gestor tem visitado os espaços ligados à secretaria de cultura e conversado com os responsáveis, ouvindo dos agentes as situações de momento que merecem a atenção da gestão pública.
Na manhã de segunda-feira,03, Rodrigo esteve na escola de música onde se inteirou da situação da escola em conversa com o regente da banda de música Ronaldo Davi e, na sequencia visitou o gabinete do secretário de turismo Fernando Júnior, onde também esteve presente o presidente da Liga Esportiva Jamil Moreira. Na pauta do dia, os gestores discutiram algumas ideias para a programação do verão esportivo.

  

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Garantia de direitos e fortalecimento do SUAS foram os temas da IX Conferência Municipal de Assistência Social.

Débora Lacerda fala sobre Legislação do SUAS
Governo municipal, profissionais, usuários dos serviços da assistência e representantes de entidades da sociedade civil participaram da conferência municipal de assistência social em sua 9ª edição realizada na manhã e tarde de quinta-feira, 22, na sede do CRAS. Nesta edição a conferência abordou como tema a garantia de direitos no fortalecimento do SUAS, recebendo um público de 129 pessoas.
Estiveram presentes no evento o prefeito Antônio Menezes, a secretária de trabalho e promoção social Andreza Colares, a presidente do conselho municipal de assistência social Rosângela Valente, acompanhados pelo presidente da câmara de vereadores Celso Nascimento e o secretário de finanças Marcelo Mercês. Em seu discurso o prefeito reconheceu a importância dos serviços da ação social, porém, frisou a escassez de recursos que enfrentam os municípios para a oferta dos serviços.
Durante a programação a assistente social Tatiane Martins aproveitou a oportunidade para falar do programa “Criança Feliz” criado pelo governo federal com adesão do município. Na explanação Tatiane informou que o público alvo será a faixa etária de 0 a 6 anos de idade, que beneficiará 150 crianças nos bairros da Piracema e União, áreas periféricas da cidade.
Grupos discutiram proposta nos quatros eixos da conferência
O público que compareceu a conferência acompanhou a explanação dos quatro eixos que embasaram as discussões em grupo. Camila Vieira, assistente social do programa Bolsa Família falou sobre a proteção social não contributiva e o principio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistenciais. No segundo eixo a gestão democrática e o controle social, ministrada pela assistente social Vanessa Prestes enfatizou o lugar da sociedade civil no SUAS. A psicóloga e coordenadora do CRAS Valdenice Mafra abordou o acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e a transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. Enquanto que a assistente social do CRAS Débora Lacerda falou da legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsbilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. 
Integrante de um dos eixos apresenta proposta à plenária
Após as discussões nos grupos, várias propostas foram apresentadas e submetidas à aprovação da plenária. Umas aprovadas com texto integral, enquanto que outras causaram debates mais intensos, sofrendo adequações na redação para serem aprovadas.
A plenária também elegeu os delegados que participarão da conferência estadual. Confira os delegados escolhidos por segmento:
Movimento Social: Elid de Jesus (Titular) e Jair Souza da Fonseca (Suplente)
Usuários: Roberto Lima de Oliveira (Titular) e Dinael Brito dos Santos (Suplente)
Trabalhadores da Assistência: Luciana Tavares (Titular) e Tatiane Martins (Suplente)

Os novos componentes do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS serão escolhidos em reunião posterior.   


quinta-feira, 8 de junho de 2017

TRÂNSITO.Rodovias PA 124 e 324 recebem obras de recuperação

Trecho em obras na PA 124 próximo a vila do km 40
Enquanto a alta temporada do verão se aproxima homens e máquinas trabalham na recuperação dos trechos mais críticos das rodovias estaduais que dão acesso à praia de maior movimentação nas férias paraense.
Nos últimos dias com a estação chuvosa chegando ao fim o departamento de estradas e rodagem regional nordeste intensifica os serviços sinalização horizontal, ou seja, as faixas longitudinais de bordo e divisão de fluxos e a recuperação do pavimento asfáltico em perímetros comprometido pelo tráfego e as fortes chuvas que acentuam a formação de crateras no leito da pista de rolamento.
Em alguns trechos foram necessários a substituição não somente da camada asfáltica, mas de todas as camadas do pavimento devido ao estado de deterioração do local, o que exigiu maior atenção dos técnicos e operários.
No trecho de 32 km entre Capanema ao trevo de Santa Luzia, além da sinalização deficiente, os motoristas, principalmente os que trafegam no período noturno, reclamavam dos perímetros “esburacados” que mesmo conhecendo a via acabavam sendo surpreendidos pelas crateras ocasionando prejuízos financeiros aos usuários da via.
Apesar dos serviços nos trechos mais críticos o tráfego fluiu sem problemas. Pelo menos até a próxima estação chuvosa os motoristas terão uma trafegabilidade mais tranquila.   




domingo, 4 de junho de 2017

Cultura. Como são as coisas e o nosso complexo de "inferioridade cultural"

Dona Onete em turnê internacional. Foto: Divulgação
Desde quando voltei a atuar na imprensa radiofônica local, sempre fiz questão de reservar um lugarzinho para a música paraense. Nos noticiosos que apresentei, como o "Café com Notícias", "Redação 105" e o mais recente "Alo Comunidade", os dois últimos já na Pirabas FM, o primeiro bloco musical era exclusivo deles - os artistas da nossa terra.
Entre alguns nomes como o de mestre Tomaz e os Canarinhos de Pirabas, Pirabolando, Arraial do Pavulagem, Paulo Uchôa, figurou algumas vezes no playlist do programa as músicas de Dona Onete, gentilmente cedidas pelo amigo Mauricio Nascimento nos volumes do Terruá Pará. Lembro-me que os carimbós de pinduca, os retumbões e xotes do arraial ... nunca foram 'contestados' pela crítica dos queridos ouvintes, afinal de contas, já são nomes consagrados na música popular paraense. Mas nos dias em que as músicas de dona Onete foram selecionadas para o playlist e "rodadas" no programa, a reação se deu em vários locais que frequento e de várias formas de preconceito. Deu agora de tocar macumba foi? retrucou uma ouvinte; outro ouvinte me disse: quando tocam as músicas 'lesas' troco pra outra emissora, só ouço as notícias... Claro que agradeci pela preferencia parcial de sintonia... nessa lista ainda tem o comentário de um velho confrade: essas músicas acabam com a audiência...(risos).
Programa Alô Comunidade, espaço literário e musical para 
artistas regionais. Foto com escritor Esmerindo Tetel.
Nessas horas me solidarizo a todos os militantes que arduamente e insistentemente promovem a legítima música paraense. Imagino o quanto é difícil trabalhar para que a nossa cultura seja valorizada e reconhecida quando nem mesmo os nativos o fazem. Música de índio? de negro? de cabôclo? Sim. Pois somos tudo isso. Mais aí vai um recado para aqueles que sofrem da tal "inferioridade cultural" quase ou totalmente negando sua identidade amazônida. Enquanto você renega, tem muito gringo querendo saber o quê se produz por essas terras de Verequete, Cupijó, Rui Barata entre outros.
E quando vi a reportagem no fantástico sobre o trabalho musical de dona Onete, veio à tona o velho e bom orgulho de ser paraense, o orgulho de ver pessoas simples como nós, cantar, interpretar, imortalizar através da música as coisas simples do nosso dia-a-dia, a exemplo do Pitiú, que por coincidência, vi aquela ouvinte cantando toda empolgada.
Mas foi preciso passar primeiro na Globo, pois como já dizia a célebre frase do Mosaico de Ravena: o que é bom vem lá de fora". Então que nossos artistas conquistem o mundo para serem reconhecidos pelo exigente gosto musical parauara daqueles que ainda não entenderam que quando se quer ser universal, temos que cantar a nossa aldeia.

Viva a Cultura Paraense, nem que seja meio do Pitiú.

sábado, 27 de maio de 2017

Reserva extrativista marinha “Viriandeua” a um passo da criação. ICMbio realiza consulta pública.

Mais um importante passo foi dado para a criação da reserva extrativista marinha no município de São João de Pirabas. No último dia 26, o ICMbio realizou consulta pública para ouvir as comunidades tradicionais que serão abrangidas pela unidade de conservação em análise no ministério do Meio Ambiente.
A consulta ocorrida na sede social do Bacuri contou com a participação de moradores de várias comunidades, poder público, entidades representativas, instituições de ensino da região e agentes do governo federal que abordaram em suas palestras todos os trabalhos já desenvolvidos até aqui pelas instituições parceiras, como as pesquisas socioambientais realizadas pelo Museu Paraense Emilio Goeld para aferir a viabilidade da unidade de conservação.
Pelos estudos apresentados o território em questão terá uma área de 283,6 km² o que corresponde a 40% da área territorial do município.

Viriandeua na língua Tupi quer dizer “lugar de pássaros”.
O ICMbio também realizou consultas nos municípios de Salinópolis, Primavera e Quatipuru.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

PARCERIA DO INSTITUTO REMAR COM O SEBRAE PROMOVE ATENDIMENTO A MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES.



Oficina SEI Controlar meu dinheiro atrai interesse de empreen-
dedores, funcionários do comércio, aposentados e estudantes.
Empreender. Palavra que pode fazer toda a diferença nesses momentos de crise econômica que o país atravessa. Ter o seu próprio negócio tem sido a alternativa de emprego e renda encontrada por muitas famílias para driblar a falta de emprego de carteira assinada.
Mesmo sendo o sonho de grande parte da população em ser dona de um negócio, a informação e a falta de qualificação tem se constituído numa barreira quase intransponível para muitos microempreendedores. Uns começam bem, porém, no curto e médio prazo percebe-se que a falta do conhecimento de ferramentas simples como o planejamento, controle de caixa entre outros acabam comprometendo a sustentabilidade do negócio. Tal situação é de fácil constatação pelo número considerável de micro e pequenos empreendimentos que abrem as portas e em menos de dois anos encerram as atividades.
Dono de cyber formaliza negócio e adere aos benefícios do MEI
Essa realidade chamou a atenção do Instituto Remar, que através de relatos de pessoas que trabalham ou já tiveram algum tipo de negócio, viu a necessidade de incentivar a formalização de pequenas iniciativas e fortalecer aquelas que se mantém no mercado. Com uma demanda expressiva e de necessidades múltiplas, a direção do Instituto entrou em contato com o parceiro ideal para suprir a falta de apoio a esses empreendedores. Desde outubro do ano passado o SEBRAE escritório regional Caetés, sediado em Capanema, tem dado total apoio a iniciativa do Instituto Remar na prospecção de empreendedores e profissionais que almejam melhorar o desempenho financeiro de seus negócios e ainda gozar dos benefícios e vantagens disponíveis pelas políticas institucionais com o MEI e o Simples Nacional.

SEMANA DO MEI

Técnica de controle de caixa chama a atenção dos participantes 
A Parceria com o Instituto Remar, o SEBRAE Regional Caetés realizou entre os dias 22, 23 e 24 oficinas e atendimentos aos micro e pequenos empreendedores no município de São João de Pirabas.
As atividades tiveram inicio na noite de segunda-feira, 22 com a oficina SEI Planejar. Na manhã seguinte, os microempreendedores cadastrados no MEI e interessados em aderir ao programa foram atendidos por técnicos do SEBRAE, que além da formalização ofereceram ainda serviços de baixa do CNPJ, Alteração cadastral e declaração de imposto de renda. A programação foi encerrada na noite de quarta-feira, 24, com a oficina SEI Controlar meu dinheiro.
Para Paulo Pinheiro, um dos diretores do Instituto Remar, a qualificação dos empreendedores através das oficinas e cursos do SEBRAE fortalece a economia local. " a informação é um fator de competitividade e disseminar o conhecimento de ferramentas de gestão, planejamento e controle de caixa, por exemplo, faz toda a diferença para a sustentabilidade do negócio". diz o graduando em administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia.
A parceria do instituto com o SEBRAE terá sequência nos meses de junho e julho, com mais dois cursos, Gestão para pequenos negócios com duas turmas e uma de oratória atendendo a solicitação de interessados, revela a executiva da ONG, Profª Carmem Ceres.
SERVIÇOS:
Cursos:
Gestão de Pequenos Negócios – 1ª Turma: 05 a 09 de Junho – 2ª Turma: 10 a 14 de Julho.
Oratória: 03 a 07 de Julho


Informações: 99964-1860 / 98763-6955

domingo, 7 de maio de 2017

Em parceria com Instituto Remar SEBRAE conclui cursos de capacitação.


Alunos do curso de "Relações Interpessoais"

Alunos dos cursos de capacitação realizados pelo SEBRAE em parceria com o INSTITUTO REMAR encerraram suas atividades nesta sexta-feira, 05. Os cursos tiveram início na ultima terça-feira, 02, com 12 alunos inscritos na turma de “relações interpessoais”, realizado nos altos da Drogaria Popular, no período matutino, e 17 alunos na turma como “gerenciar e liderar pessoas”, que funcionou no período noturno na escola Francisco Nunes, ambos ministrados pelo consultor Domingos Sávio.
Alunos do curso "Como gerenciar e liderar pessoas"
Estudantes universitários, funcionários públicos das áreas da educação e segurança, comerciários e microempreendedores participaram dos cursos. Na turma de relações interpessoais, o exemplo de convivência com as diferenças foi demonstrado na prática com a participação do estudante José Carlos Ferreira (27), o “Bughé”, portador necessidades especiais, um dos mais ativos nas aulas.
Carmem, Zé Carlos e consultor Sávio
Os cursos e oficinas ministrados pelo SEBRAE é resultado da parceria com Instituto Remar, responsável pela organização e mobilização do público. Para a professora Carmem Ceres a realização dos cursos fazem parte da politica de desenvolvimento da ONG, e considera a parceria com as empresas do sistema “S”, em especial o SEBRAE regional Capanema, de grande importância para a qualificação da parcela economicamente ativa do município, ressalta.   
PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS PARA MAIO
Sei Planejar: 22/05 das 19h00 às 22h00 Local: Escola FSN
Atendimento ao MEI: 23/05 das 09h00 às 12h00 Drog. Popular Sei Controlar Meu Dinheiro: 24/05 das 19h00 às 22h00 - FSN